Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35699
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage345pt_PT
degois.publication.lastPage362pt_PT
degois.publication.locationSalvadorpt_PT
degois.publication.titleQuestões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticaspt_PT
dc.contributor.authorMarques, Ana Rita-
dc.contributor.authorReis, Pedro-
dc.date.accessioned2018-12-06T17:10:51Z-
dc.date.available2018-12-06T17:10:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMarques, R., & Reis, P. (2018). Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 345-362). Salvador: EDUFBA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-232-1656-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/35699-
dc.description.abstractEste capítulo pretende apresentar uma sequência possível de atividades, organizadas segundo o modelo dos 5E de Rodger Bybee, no âmbito da estratégia de ensino Inquiry-Based Science Education (IBSE) que, incidindo na IIR no âmbito da GC, permitam perspetivar a manipulação intencional do clima como um domínio de investigação científica controverso que exige, por isso, responsabilidade. Em virtude da necessidade de sensibilizar os cidadãos para: as questões que o tema envolve; a compreensão dos papéis dos diferentes agentes e grupos envolvidos na problemática; o entendimento das interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente (CTSA), a sequência de atividades propõe o desenvolvimento, a construção e a apresen- tação de uma exposição pelos alunos − processo entendido e explicitamente abordado enquanto estratégia de ativismo coletivo fundamentado em investigação. A secção seguinte apresenta a controvérsia sociocientífica, indicando-se os níveis de ensino a que se aplica e das áreas do conhecimento que mobiliza, as questões de investiga- ção que suscita aos alunos, os objetivos de aprendizagem que visa atingir e os meios para que a sua aplicação se concretize. Por último, apresentam-se as considerações finais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEDUFBApt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/612367/EUpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectControvérsia sociocientíficapt_PT
dc.subjectInvestigação e inovação responsáveispt_PT
dc.subjectAtivismopt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectIRRESISTIBLEpt_PT
dc.subjectInquiry-based science educationpt_PT
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_PT
dc.subjectCTSpt_PT
dc.titleGeoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do climapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Capítulos de Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.