Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3583
Título: O trabalho colaborativo em plataforma LMS (Moodle) e a aprendizagem matemática
Autor: Raposo, Rui Pedro Broco
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Plataformas
B-learning
Geometria dinâmica
Ambiente de aprendizagem
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: Este estudo procura analisar o contributo que as ferramentas da educação à distância podem dar ao ensino presencial, no campo da educação matemática. Procuramos também contribuir para uma melhor compreensão da forma como o professor pode dinamizar e envolver os alunos, tirando partido dos conhecimentos e vontade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, para a aprendizagem matemática. Na área da educação matemática, o estudo sobre as ferramentas digitais, em particular o uso de software próprio, tem sido alvo de estudos nas últimas duas décadas. Vamos explorar o Geogebra, enquanto software de geometria dinâmica, incorporado numa plataforma de gestão de aprendizagem, Moodle, no apoio às aprendizagens dos conteúdos de geometria do 8º ano. Neste sentido, o presente estudo analisa e descreve o modo como os alunos tiram vantagem dos recursos tecnológicos que lhes são colocados à disposição. Não só em sala de aula, como também em casa, no sentido de aprofundar as aprendizagens e partilhar, em comunidade, as dúvidas e os esclarecimentos. A investigação seguiu uma abordagem de estudo de caso mista, qualitativa e quantitativa, aproveitando os dados fornecidos pela plataforma no processo de análise dos acessos, e os registos do professor enquanto investigador. O estudo procura explorar as potencialidades das plataformas de gestão de aprendizagem, bem como a fácil construção de actividades, com recurso ao software de geometria dinâmica, dentro do espaço da disciplina/turma. Foi também evidente a dinâmica, dentro da plataforma, criada em redor das actividades construídas com o Geogebra.
This study seeks to examine the contribution that the tools of distance education can provide for students in the field of mathematics education. We seek to contribute to a better understanding of how the teacher can stimulate and engage students, taking advantage of knowledge and willingness to use information technology and communication for learning mathematics. In the area of mathematics education, the study on digital tools, in particular the use of proprietary software, has been investigated in the last two decades. Let's explore the Geogebra as dynamic geometry software, incorporated into a management platform for learning, Moodle, in supporting the learning of the content of geometry in the 8th grade. In this sense, this study analyzes and describes how students take advantage of technological resources that they are made available. Not only in the classroom, but also at home, to deepen the learning and sharing in the community, the doubts and clarifications. Research has adopted a case study of mixed qualitative and quantitative, using data provided by the platform in the review process of access, and records of the teacher as researcher. The study seeks to explore the potential of management platforms to learn and easy construction activities, using the dynamic geometry software, within the scope of the course/class. It was also clear the dynamics within the platform, created around the activities built with GeoGebra.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3583
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc055746_tm_Rui_Raposo.pdf3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.