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Título: As concepções e as práticas curriculares dos professores de 1º ciclo sobre sustentabilidade: implicações na formação pessoal e social dos alunos
Autor: Ruaz, Teresa de Assunção Gonçalves
Orientador: Oliveira, Maria Teresa Morais de
Palavras-chave: Formação pessoal e social
1º Ciclo do Ensino Básico
Concepções de professores
Práticas curriculares
Educação para a sustentabilidade
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: A finalidade do presente estudo foi analisar qual a possível influência das concepções e das práticas curriculares dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico sobre Educação para a Sustentabilidade para a Formação Pessoal e Social dos respectivos alunos. Foi administrado um inquérito por questionário a 35 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo definidos os seguintes objectivos: (i) identificar as concepções dos professores sobre a Educação para a Sustentabilidade; (ii) verificar que práticas pedagógicas os professores desenvolvem para promover a Educação para a Sustentabilidade; (iii) promover recomendações para a integração curricular da Educação para a Sustentabilidade no 1º Ciclo do Ensino Básico numa perspectiva de desenvolvimento e de intervenção. Considerando que a Educação para a Sustentabilidade contribuí para a formação base - pessoal e social - de uma criança, promovendo a sensibilização e o desenvolvimento de valores, atitudes activas e benéficas à preservação e melhoria do ambiente, infere-se que o desenvolvimento e a aquisição de competências nesta área contribuem positivamente para que as crianças se tornem cidadâs conscientes, atentas e participativas no mundo que integram. Por se tratar de um estudo de natureza quantitativa com interpretações inferenciais dos resultados obtidos, estes não permitem conclusões susceptíveis de generalização, mas antes, permitem compreender de que modo as concepções subjacentes às práticas curriculares dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico podem contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social dos alunos.
The purpose of this study was to analyze the possible influence of the conceptions and classroom activities of primary school teachers about Education for Sustainability for the development of personal and social citizenship of their students. A questionnaire was administered to 35 primary school teachers. The objectives of this study were as follows: (i) to identify the conceptions that teachers had about Education for Sustainability; (ii) to assess the pedagogic methods that teachers developed in order to promote Education for Sustainability; and (iii) to recommendations for the integration of Education for Sustainability in the curriculum within a perspective at is once developmental and proactive. Given that Education for Sustainability contributes to the foundational (personal and social) training of the child, one which promotes a sensibilization towards and a development of values, of active and beneficial attitudes towards the environment, we infer y that these things favorably contribute to the development and acquisition of skills so that these children will become conscientious, aware citizens and would willing to participate in the world that they are part of. Given that this by its very nature this is qualitative study where inferences are drawn from the data, the results obtained cannot be said to be broadly generalizable; rather, these results allow us to understand the manner in which conceptions tied with curricular methods of primary school teachers can contribute to the development of skills at the level of personal and social training of students.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3586
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