Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3601

Título: Factores que determinam o sucesso escolar: um caso de estudo
Autor: Pereira, Artur Miguel Cordeiro
Orientador: Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969-
Palavras-chave: Sucesso escolar
Alunos do 3º Ciclo
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O objectivo central deste trabalho é identificar e validar potenciais factores que determinam o sucesso escolar dos alunos do 3º Ciclo da Escola E.B. José Cardoso Pires na Amadora. Para tal, foi planeado um inquérito aos alunos do 3º Ciclo (7º, 8º, 9º) com o objectivo de recolher informação que permitisse dar resposta à questão. Após a recolha de informação com base no inquérito, começámos por caracterizar item a item a população que respondeu a este inquérito. Nos capítulos 2, 3 e 4 apresentámos a metodologia utilizada na interpretação dos dados do inquérito. Seguidamente, utilizámos os testes não paramétricos abordados no capítulo 2 e tirámos conclusões. Finalmente, aplicámos dois modelos de regressão logística abordado no capítulo 4. No primeiro modelo a variável resposta é caracterizada por sucesso1, sendo o sucesso, o aluno não ter negativas e o insucesso, o aluno ter negativa(s). Após um estudo detalhado, verificámos que o modelo se ajusta adequadamente aos dados e as variáveis mais significativas para o sucesso são: número de irmãos, tempo médio de estudo diário, atenção na aula, reprovação, profissão do pai, ouve sempre música quando estuda, barulho nas aulas, vítima de bullying, explicação, e desporto. No segundo modelo a variável resposta é caracterizada por sucesso2, sendo o sucesso a média dos níveis superior a 3,5 (escala de 1 a 5) e o insucesso inferior a 3,5. Depois de uma análise detalhada, verificámos que o modelo se ajusta adequadamente aos dados e as variáveis mais significativas são: atenção na aula, explicação, reprovação, os pais conversam com o aluno sobre a escola e os estudos, horário de estudo, habilitações literárias da mãe, dimensão do agregado familiar e actividades extracurriculares. Foi assim possível detectar os factores mais significativos relativamente ao nível de sucesso escolar. Os resultados obtidos afiguram-se-nos muito úteis para conseguir melhorar o rendimento escolar não só nesta escola mas também noutras implementadas em contextos sócio- -económicas semelhantes.
The main goal of this work is the identification of the potential factors controlling the scholarly success of the 3rd Cycle student of the Jose Cardoso Pires School in Amadora. We also want to validate the models we developed to include those factors. We start by characterize the students population and discussing an inquest carried out among them to provide the information on which this study was based. In chapters 2, 3 and 4 we present the statistical techniques we used. Next, we apply the nonparametric tests described in Chapter 2. Lastly we adjust two logistic regression models in school success which were presented in chapter 4. In the first model those students without negative scores had success, and failure, the student has negative. We found out that this model adjusts to the data and that the more relevant variables were: number of siblings, average daily study time, degree of attentiveness during classes, father occupation, permanent music hearing while studying, classroom noise, being or not victim of bullying, explanation, sports practice. In the second model students with an average grade of 3.5 or higher had success, the others had not. We also found this model to adjust to the data. The most relevant variables were: attentiveness during class, explanation, previous failures, parental attention, time allocation for study, mother schooling, family size and extra-curricular occupation. We were thus able to identify the factors relevant for scholar success. We think these results to be very useful for comproving the scholar yield not only on the school we studied but on others located in similar social and economic environment.
Descrição: Tese de mestrado, Matemática para Professores, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3601
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc055657_tm_Artur_Pereira.pdf3,96 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE