Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/36264
Título: Solução integrada de Video-Based Vehicle Identification
Autor: Borrego, Eduardo Filipe de Lima
Orientador: Moniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968-
Pinto, António Ricardo Ruano
Palavras-chave: Congestion pricing
Dynamic pricing
Machine learning
Big Data
Otimização do problema
Trabalhos de projecto de mestrado - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: O congestionamento de tráfego é hoje em dia um dos problemas que mais aflige as grandes cidades. Ao longo dos anos verificou-se um crescimento do volume de tráfego que excede claramente as capacidades físicas das infraestruturas rodoviárias, resultando num crescimento exponencial do congestionamento de tráfego. Existem inúmeras técnicas para gerir o congestionamento de tráfego, mas nenhuma é capaz de prever condições de tráfego no futuro. É neste sentido que surge o projeto de tese em que aborda a temática de Dynamic Pricing no setor das portagens. Como tal, o meu projeto consistiu em desenvolver um serviço de dynamic pricing baseado num modelo de aprendizagem para a atribuição de preços nas portagens, com base em métricas que são recolhidas em tempo real. Tendo em conta que o projeto se realizou no contexto de um projeto da Accenture dedicado ao sector das portagens, permitiu uma melhor compreensão do problema em questão. A informação fundamental para o desenvolvimento do serviço são as transações geradas nos pórticos das portagens. Adicionalmente, consideraram-se eventos meteorológicos, desportivos e feriados. Com este projeto foi elaborado um mecanismo que maximize o lucro obtido na Illinois Tollway, incentive os condutores a optarem por outras rotas, não só para descongestionar alguns troços de estrada, como também diminuir o tempo perdido em filas de trânsito e, por sua vez, melhorar a qualidade de vida dos condutores. Deste modo, o objetivo deste projeto pode-se subdividir em 3 partes: Recolha e tratamento de grandes quantidades de dados; Criação e treino de um modelo de aprendizagem; e Aplicação de um algoritmo para a atribuição de preços dinamicamente. O tratamento de dados e a criação e treino do modelo de aprendizagem foram realizados a partir de uma framework dedicada a big data e machine learning, de modo a otimizar o processo. A análise do congestionamento de tráfego ocorreu a partir da atribuição de um nível de serviço.
Nowadays, the traffic congestion is one of the problems that disturbs major cities. Over the years there has been an increase in traffic volume which clearly exceeds the physical capacity of road infrastructures, resulting in an exponential increase in traffic congestion. Given the lack of effective solutions the need arose to create a new one to combat this problem. That is how my project came up, and aproaches the subject of Dynamic Pricing in the toll industry. So, the project project consisted in developing a service for the dynamic atribution of prices using a machine learning technique to create a knowledge model to predict them, based on metrics that are collected in real time. Taking into account that the project was carried out in the context of an Accenture project on the tolls sector, it allowed a better understanding of the problem in question. The key information for the development of the service is the transactions generated on plazas. This project intends to develop a mechanism to maximize the profit obtained in Illinois Tolway, encourage drivers to choose other routes, not only to minimize the traffic congestion of some sections of road, but also to reduce the time lost in traffic queues and improve the quality of life of drivers. Therefore, the purpose of my project can be subdivided into 3 distinct parts: Collection and Processiong of large amounts of data; Creation and Training of a Knowledge Model; and Application of an algorithm for the assignment of prices dynamically. The data processing as the creation and training of the learning model will be carried out from a framework dedicated to Big Data and Machine Learning, in order to optimize the process. The analysis of traffic congestion will occur from the assignment of a service level.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/36264
Designação: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc124709_tm_Eduardo_Borrego.pdf3,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.