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Title: O papel da supervisão na formação contínua : perspetivas e contributos
Author: Lopes, Maria Manuela Neves
Advisor: Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Keywords: Supervisão
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2018
Defense Date: 2018
Abstract: A supervisão tem vindo a ganhar uma importância cada vez mais relevante no seio da escola. Assim, este estudo pretende, não só compreender a forma como a supervisão está a crescer ao nível da formação contínua dos professores, como o seu real contributo para o desenvolvimento profissional. As questões de investigação que nortearam este trabalho passaram por:  Recolher dados que comprovem ou não o aumento de ações de formação na área da supervisão.  Perceber se há uma relação direta entre as Escolas TEIP, as que têm Contrato de Autonomia e as que foram sujeitas a Avaliação Externa e as que solicitam ações de formação na área da supervisão.  Conhecer o conceito que os professores têm da supervisão.  Comparar o conceito da supervisão em dois grupos de professores: com ou sem formação nesta área.  Contribuição da supervisão para o desenvolvimento profissional. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa e quantitativa. Ao contrário do que alguns autores advogam, os métodos quantitativos e os qualitativos não têm de ser antagónicos, podem mesmo complementar-se e assim permitirem uma visão mais ampla e uma compreensão mais profunda do estudo em causa. Participaram neste estudo três Diretores de Centros de Formação de Professores e oitenta e oito Professores dos Agrupamentos de Escolas envolvidos. Os dados foram recolhidos no ano letivo 2016-2017 e contemplam a análise da legislação que dá suporte às diferentes vertentes do trabalho, os Planos de Formação dos CFAE, respeitantes aos anos 2014-15, 2015-16, 2016-17 e um inquérito por questionário. As principais conclusões do trabalho revelam a forma como a supervisão está a crescer ao nível da formação contínua, este dado é reforçado tanto pelos diversos projetos que têm vindo a nascer nas escolas, fruto da formação especializada nesta área, como pela necessidade de responder às solicitações da Tutela.
Supervision has been gaining increasing importance within the school context. Thus, this study intends not only to understand how supervision is growing in terms of continuous teacher training, but also as an actual contribution to the professional development. The research questions, which guided this project, are:  Collect data which prove or not the increase of training in the area of supervision.  Find out if there is a direct relationship between Educational Areas of Priority Intervention schools, the ones that have Autonomy Contracts, the ones which have been subject to External Evaluation and those that request training in the area of supervision.  Get to know the professors’ concept of supervision.  Compare the concept of supervision lying within two groups of professors: with or without training in this area.  Supervision’s contributions to the professional development. This investigation followed both a qualitative and quantitative methodology. Opposite to what some authors advocate, these two methods do not have to be antagonic, they can even complement each other and allow for a broader view and deeper comprehension of the study in question. Three directors from Teacher Training Centers participated in this study as well as eighty-eight professors from the schools involved. The data was collect in the school year of 2016-2017, through the analysis of the legislation that gives support to differents aspects of work, the plans of formation (CFAE) regarding the years 2014-2015, 2015-2016, 2016-2017 and a questionary survey. The main conclusions of this work are the way supervision is growing in terms of continuous teacher’s training. This fact is reinforced by the projects that have been growing at schools, specialized formation in this area, as a way of responding to superior instances.
Description: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/36358
Designation: Mestrado em Educação
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

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