Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/36359
Título: Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
Autor: Valença, Juliana da Silva
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Tutores
Educação à distância
Educação profissional
Teses de mestrado - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: A rápida evolução da educação a distância (EaD) no Brasil fez surgir novos profissionais para atender as exigências legais e, consequentemente, dar sustentação ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade. Dentre aqueles, destaca-se o tutor presencial, profissional responsável pelo atendimento dos cursistas num ambiente físico, denominado polo de apoio presencial. Contudo, o seu papel na EaD ainda gera diversas críticas, na medida em que essa modalidade é definida fundamentalmente pela distância física entre o estudante e os agentes de ensino. É dentro desta realidade que o presente estudo pretendeu conhecer as atividades desenvolvidas por esse profissional e analisar como essas contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos. A pesquisa, de tipo qualitativa, consistiu de um questionário online respondido por 66 tutores presenciais que atuam nos Cursos Técnicos da Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco, em convênio com o Ministério da Educação/Rede e-Tec Brasil. Os resultados apontam que o tutor presencial fornece os mais variados tipos de suporte aos estudantes: suporte afetivo, pedagógico, tecnológico, social, administrativo, motivacional e comunicacional, ou seja, o tutor presencial assessora os estudantes em todas as dificuldades relativas ao método e ao formato de estudo, assim contribuindo para tomar a EaD mais suave para o aluno proveniente do ensino tradicional, com vista a fomentar gradualmente sua autonomia e assim promover o sucesso e a permanência do cursista inserido nessa modalidade educacional.
The rapid evolution of distance education (EaD) in Brazil has brought new professionals to meet the legal requirements, and consequently give support to the teaching-Iearning process in this modality. Among these professionals, there is the face-to-face tutor, a professional responsible to assist the students in a physical environment, calIed the faceto- face support pole. However, their role in EaD still raises several criticism, since this modality is defined fundamentalIy by the physical distance between the student and the education agents. It is within this reality that the present study aimed to know the activities developed by this professional and to analyze how these activities contribute to enhance the students' learning. The qualitative research consisted of an online questionnaire answered by 66 in-person tutors who work in the Technical Courses of the Executive Secretariat of Professional Education of Pernambuco, in agreement with the Ministry of Education / Network e-Tec Brazil. The results show that the face-to-face tutor provides the most varied types of support to students: affective, pedagogical, technological, social, administrative, motivational e communicational, support, i.e. the tutor assists the students in alI difficulties related to the method and to the study format, thus contributing to make the EaD smoother for the student coming from the traditional teaching, in order to gradualIy foster their autonomy, and therefore promote the success and permanence of the trainee inserted in this educational modality.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/36359
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie053124_tm.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.