Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3646
Título: Aprender com robots
Autor: Abrantes, Paula Cristina Rolo
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Robots
Robótica educativa
Aprendizagem
Teoria da actividade
Mediação
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: Este estudo pretende analisar, descrever e compreender como é que os alunos aprendem na interacção com robots na sala de aula, no contexto da Área de Projecto. Faz uma breve abordagem à robótica como uma área de investigação onde o grande desafio é criar robots à imagem e semelhança do homem e fáceis de "interagir-com". Baseando-se na perspectiva de Papert, este estudo discute a aprendizagem, dando ênfase ao "aprender, fazendo" e na relação que o aluno estabelece com as suas próprias ideias e os artefactos - "objects-to-think with". Com base nos fundamentos da Teoria da Actividade, este estudo analisa as práticas da utilização dos robots na sala de aula, no desenvolvimento de projectos.
This study aims to analyze, describe and understand how students learn in interaction with robots in the Project Area classroom context. It makes a brief approach to robotics as a research area where the challenge is to create robots that mimic human behavior and are easy to "interact-with." Based on Papert's view, this study focuses on learning, emphasizing "learning by doing" and the relationship that provides students with their own ideas and artifacts - "objects-to-think-with". Based on the foundations of Activity Theory, this study examines the practical use of robots in the classroom, and projects development.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3646
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc055872_tm_Paula_Abrantes.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.