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Título: Um currículo de ciências diferente: o caso da escola móvel
Autor: Fernandes, Rafael José Gonçalves
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Desenvolvimento curricular
Interdisciplinaridade
Integração
Ensino das ciências
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: A Escola Móvel é um projecto inovador que tem por objectivo principal dar resposta a um conjunto de alunos, que por diversas razões se viam impedidos de frequentar um estabelecimento de ensino de forma continuada e assim adquirirem os conhecimentos e desenvolverem as competências referentes ao ensino básico. Este projecto que funciona num regime de ensino a distância, apresenta a particularidade de facultar um ensino de ciências através de um currículo de ciências que segue uma perspectiva interdisciplinar. Assim, as áreas disciplinares de Ciências Físicas e Naturais são leccionadas, não de forma independente, mas integradas num mesmo domínio de formação – O Universo e a Vida – cujo currículo foi objecto de análise neste estudo. Este estudo seguiu a metodologia de estudo de caso e teve como objectivos principais: 1) investigar os objectivos e opções tomadas na concepção do currículo e na planificação das aulas; 2) explorar os principais fundamentos na implementação do currículo, discriminando algumas estratégias implementadas e o papel que a interdisciplinaridade assume; e 3) colocar em evidência as principais potencialidades e dificuldades no que concerne à perspectiva interdisciplinar deste currículo. Os professores que leccionam o domínio de formação foram entrevistados, assim como a coordenadora do projecto. Foram também analisados documentos da escola e actividades implementadas pelos professores. A análise realizada evidenciou que a concepção e a implementação curricular numa perspectiva interdisciplinar foi potenciada pela especificidade da organização da escola, sendo que ainda existe um caminho pela frente para que a interdisciplinaridade seja efectiva ao longo de todo o currículo. Os professores evidenciaram uma atitude reflexiva que tem contribuído para que esse objectivo vá sendo atingido e as diferentes dificuldades com que se vão deparando superadas. O estudo poderá ter contribuído para evidenciar a possibilidade de abordar os conhecimentos, preconizados no Currículo Nacional do Ensino Básico para as Ciências Físicas e Naturais, recorrendo a actividades que promovam a integração desses conhecimentos, possibilitando aos alunos uma visão global, e não compartimentada, da ciência.
The Escola Móvel is an innovative project which the main aim is to respond to a set of students who for various reasons found themselves unable to attend school continuously and thus acquire knowledge and develop skills related to basic education. This project operates in a system of distance education, has the particularity from teaching science through a science curriculum that follows an interdisciplinary perspective. Therefore, the disciplines of physical and natural sciences are taught, not independently, but integrated into a training area – O Universo e a Vida - whose curriculum was examined in this study. This study followed the methodology of case study and had as main objectives: 1) investigate the objectives and choices made in designing the curriculum and planning lessons, 2) explore the basic foundations in implementing the curriculum, detailing some of the strategies implemented and the role that takes an interdisciplinary approach, and 3) highlight the main possibilities and difficulties with regard to this interdisciplinary curriculum. Teachers who teach in the training area were interviewed, as well as the project coordinator. Documents from school and activities implemented by teachers were also reviewed. The analysis showed that the design and implementation of an interdisciplinary curriculum was enhanced by the specificity of school, and there is still a way to go to interdisciplinarity is effective throughout the curriculum. Teachers showed a reflective attitude that has contributed to that goal being achieved and the various difficulties which they encountered, overcome. The study may have contributed to highlight the possibility of addressing the knowledge, envisaged in the National Curriculum of Basic Education for Physical and Natural Sciences, using activities that promote the integration of knowledge, allowing students a global vision, not compartmentalized, of science.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3675
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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