Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/368

Title: A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
Authors: Custódio, Maria Celeste Fortunato
Advisor: Grilo, Fernando,1962-
Keywords: Museus e escolas
Património
Ensino da história
Educação para a cidadania
Issue Date: 2009
Abstract: Pensar e aplicar a Didáctica da História no contexto de uma relação Escola-Museu, como quem procura oferecer um contributo para uma didáctica do património, constituiu o objectivo central do presente trabalho de dissertação. Para a consecução desse objectivo foi adoptada uma dinâmica de trabalho pedagógico-didáctica, de carácter teórico-prático-reflexivo, concebida e realizada sob a forma de um Trabalho de Projecto, desenvolvida com alunos do 3º ciclo da Escola Secundária Raul Proença, cuja planificação obedeceu a uma intenção educativa baseada no reconhecimento das potencialidades do ensino da História, enquanto área do saber especialmente vocacionada para o fomento de uma educação para a cidadania. Deste modo, face ao objectivo central assumido e à intenção educativa declarada, elegemos três espaços de convocação do património (Escola, Museu, Cidade) e três vectores de acção educativa (História, Património, Didáctica) que, pela sua interdependência, permitissem transformar o ensino da História, mediado por uma didáctica do património, numa realidade viva e actuante, junto dos nossos alunos, de maneira a propiciar-lhes uma experiência de ensino-aprendizagem capaz de enriquecer e reforçar a sua identidade cultural, a nível local, como condição primeira e decisiva para alcançar um verdadeiro espírito de cidadania.
The central focus of the present dissertation was to think and to use the Didactics of History in a School-Museum relation context, as a means of giving a contribution for a didactics of the patrimony. In order to achieve this objective a pedagogical-didactical work dynamics was aopted. This work dynamic, of reflexive practical theoretical character, was conceived and carried out as a Project work, developed with elementary school students at Raul Proença Secondary School, whose planning had in mind a learning intention based on the recognition of the potential of the teaching of History, as a knowledge área especially addressed to the promotion of education for citizenship. Thus, bearing in mind the central aim and the learning intention we had assumed, we selectd three spaces of the patrimony ( School, Museum, City) as well as three vectors of learning action ( History, Patrimony, Didactics) which, due to their interdependency would allow a change in the teaching of History mediated by a Didactics of the Patrimony in a lively and acting reality for our students, so as to provide them a learning-teaching experience able to enrich and reiforce their cultural identity, at a local level, as a first and decisive condition to achieve a true citizenship spirit.
Description: Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561541
http://hdl.handle.net/10451/368
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19497_ulfl065626_tm.pdf6.1 MBAdobe PDFView/Open
19498_ulfl065626_tm_album_de_objectos_do_museu.ppt961.5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19499_ulfl065657_tm_altar_movel.ppt455 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19500_ulfl065657_tm_livro_do_compromisso.ppt20.37 MBMicrosoft PowerpointView/Open
19501_ulfl065657_tm_sec_XIX_comboio_e_termalismo.ppt53.98 MBMicrosoft PowerpointView/Open
19502_ulfl065657_tm_altar_movel.ppt455 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19503_buvete.ppt392.5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19504_ulfl065657_tm_cadeirinha.ppt421 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19505_ulfl065657_tm_dalmatica.ppt666 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19506_ulfl065657_tm_estufa.ppt566.5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19507_ulfl065657_tm_mesa_das_inalacoes.ppt1.52 MBMicrosoft PowerpointView/Open
19508_ulfl065657_tm_movel_bilheteira.ppt537.5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
19509_ulfl065657_tm_tabua_do_carneiro.ppt841 kBMicrosoft PowerpointView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE