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Title: (Des) continuidades e significados do projecto educativo do município do Rio Pomba/MG : o processo de escolarização em análise (1912-1956)
Authors: Cappelle, Rosana Vidigal Santiago
Advisor: Magalhães, Justino, 1953-
Keywords: Instituições escolares
Escolarização
Munícipio
Imaginário social
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Este estudo teve como finalidade resgatar a história do processo de escolarização do município de Rio Pomba, situado no estado de Minas Gerais / Brasil, por meio do estudo da história de quatro instituições escolares que foram sendo implantadas no município, no período de 1912 a 1956. Partimos do pressuposto de que, apesar de as escolas terem sido criadas em décadas diferentes, em contextos sócio-históricos particulares, terem partido de iniciativas distintas (pública e privada), voltarem-se para níveis e modalidades de ensino que também se diferem e, consequentemente, para públicos diversos, elas fizeram parte de uma proposta educativa de maior abrangência, um “projeto educativo” do município que fora se desenvolvendo ao longo desse período. Assim, nosso intento foi compreender esse processo de escolarização em uma dupla perspectiva, isto é, procuramos detectar os elos existentes entre a criação das escolas e também perceber os sentidos atribuídos pela comunidade às novas instituições que eram ali instaladas. Para o desenvolvimento desta investigação, a proposta consistiu em um trabalho de cunho qualitativo, com um viés cultural de análise, que se efetivou por meio de uma pesquisa em documentos escritos, referentes às distintas instituições e à realidade local em seu conjunto, à luz de um estudo da realidade mais abrangente em que essa história se insere. Entre os autores que nos guiaram nessa proposta de análise da relação escola/sociedade, por meio do estudo das instituições e em uma perspectiva local, destacamos: Carvalho (2007), Chartier (2002;1990), Faria Filho (2003; 2000); Gonçalves Neto (2008; 2002) e Magalhães (2004). O estudo possibilitou-nos perceber traços de continuidade existentes entre a criação de uma e outra instituição, mas apontou, também, os sinais de rupturas que participaram do “projeto educativo” do município de Rio Pomba. O resgate dessa história permitiunos, ainda, compreender algumas faces e certos significados próprios da dinâmica educativa local.
This study is aimed at analysing the schooling process of the municipality of Rio Pomba, located in the state of Minas Gerais, in Brazil, by means of studying the historical background of four local schools from 1912 to 1956. Despite having been created in different decades within specific social historical contexts, under different initiatives (public and private ones) and being geared at different school levels and modalities, which also differ, and at different target populations, we assume that the schools were part of a more comprehensive educational proposal, a municipal “educational project” which was developed within this period of time. Thus, our aim was to understand this schooling process under a double perspective, that is to say, we attempted to detect the connection in the creation of schools and also to capture the meanings attributed by the community to the new institutions which were being built. In order to carry out this investigation, the proposal consisted of a qualitative analysis of the cultural aspects observed in the survey of written documents referring to the different institutions and to the local reality as a whole in the light of a broader view of this path. Among the authors referenced for the analysis of the relationship between school and society through institutional research and under a local perspective, we highlight: Carvalho (2007), Chartier (2002;1990), Faria Filho (2003; 2000); Gonçalves Neto (2008; 2002) e Magalhães (2004). The study made it possible for us to observe a continuous link among the institutions being created but also showed signs of a disruption interfering with the “educational project” of Rio Pomba. Analysing this historical background made it possible for us to understand some aspects and meanings specific to the local educational dynamics.
Description: Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3714
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

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