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Title: A investigação-acção em contexto colaborativo : mudanças nas concepções e práticas dos professores
Authors: Silva, Maria Leonor Cadório da, 1960-
Advisor: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Keywords: Investigação-acção
Formação de professores
Profissão docente
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Este trabalho enquadra-se nas linhas temáticas da formação contínua de professores e visa aprofundar e investigar três grandes aspectos: o contributo da investigação-acção em contexto colaborativo na formação do professor; as repercussões deste tipo de formação nas concepções e práticas dos seus intervenientes e a forma como os alunos percepcionam as mudanças nas práticas dos professores. Estes eixos de trabalho enformam num enquadramento teórico povoado por campos temáticos como o desenvolvimento profissional de professores, colaboração, auto-regulação da aprendizagem, sempre perpassados por conceitos como a reflexão e a mudança. O processo de investigação situa-se, no plano metodológico, nos domínios da investigação-acção em contexto colaborativo. A emergência da necessidade de investigação nas escolas e de que o professor seja sujeito e investigador da sua prática ditaram a opção feita neste projecto. A investigação concretizou-se numa escola secundária, com um grupo de professores de Português que trabalhou numa perspectiva colaborativa, em que a interacção e a partilha de objectivos comuns eram característica dominante. O grupo reunia semanalmente e a preparação dos ciclos de acção assentava nos pilares teóricos da auto-regulação que se repercutiu no trabalho dos alunos e no dos professores. Os resultados obtidos na investigação-acção em contexto colaborativo mostram que a estratégia formativa teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores, com benefícios directos para os alunos. Através de ciclos de acção e reflexão, os professores, de forma colaborativa, reflectiram sobre a sua prática com a intenção de a melhorar. O trabalho colaborativo em contexto laboral induziu uma formação contínua com proveitos para ambas as partes envolvidas. Os docentes sentiram que cresceram profissional e pessoalmente e que realizaram um trabalho pedagógico com efeitos nos alunos. A auto-regulação da aprendizagem dos professores com transferência isomórfica para os discentes foi destacada por ambas as partes nos seus testemunhos como determinante para uma aprendizagem mais efectiva. Os efeitos da investigação-acção fizeram-se sentir a nível da escola que reconheceu a importância da colaboração para a formação contínua de professores, passando a haver tempo disponível para a sua efectivação.
This work fits within the theme lines of teacher education and envisages looking closely at and researching three major aspects: the contribution of the action research within a collaborative setting regarding the teacher’s education; the repercussions of this type of education within the conceptions and practices of its intervenients and the way students perceive changes regarding teachers’ practices. These working axles are formed by a theoretical integration that includes theme fields such as teachers' professional development, collaboration, self regulated learning, always influenced by concepts such as reflection and change. Regarding the methodological level, the research process is based upon the domains of the action research in a collaborative setting. The emergence of the need for research within schools and for the teacher to be the subject and researcher of his/her practice has dictated the option made in this project. The research took place in a secondary school with a group of teachers that worked within a collaborative perspective, in which interaction and sharing common goals was the dominant characteristic. The group would meet weekly and the preparation of the action cycles would lie upon the theoretical pillars of self-regulation of learning that impacted on students and teachers' work. The results obtained in the action research in a collaborative setting show that the learning strategy had an impact in the teachers’ professional development with direct benefits for the students. Throughout the action and reflection cycles and in a cooperative manner, teachers reflected upon their practice with the intention to improve it. Collaborative work within a working context has induced into a continuous education process with benefits for both parties involved. The teachers themselves felt to have grown professionally and personally, undertaking a pedagogical work that affected the students. Teachers’ learning self-regulation with an isomorphic transfer towards the student body was highlighted by both parties witnessed as being determinant to a more effective learning process. The action research effects were felt in the whole school that recognized the importance of collaboration for teachers’ education, and time was made available for its consummation.
Description: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3739
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