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Title: A função pedagógica das imagens nos manuais de português no ensino básico em S. Tomé e Príncipe
Authors: Varela, Ana Maria Barros dos Santos
Advisor: Mata, Inocência,1957-
Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Keywords: Língua portuguesa como língua estrangeira - São Tomé e Príncipe
Ensino de línguas - São Tomé e Príncipe
Manuais escolares
Ensino básico - São Tomé e Príncipe
Issue Date: 2008
Abstract: Actualmente o universo imagético tem estado a ocupar um lugar de destaque na sociedade, por ser reconhecida como um dos principais recursos cognitivos. Na área pedagógica, as imagens nos manuais didácticos têm contribuído para a instauração de um novo paradigma da transmissão e aquisição do conhecimento. A imagem é tratada como um significativo repositório de informações que antes passava despercebida. A importância do estudo da imagem e a sua função de carácter pedagógico prende-se com a necessidade de estar preparado para a presença avassaladora da imagem visual no quotidiano do aluno. O presente trabalho pretende compreender as diferentes funções pedagógicas das imagens nos manuais didácticos da língua portuguesa no ensino básico em S.Tomé e Príncipe, manuais da primeira a quarta classe, o seu contributo para o ensinoaprendizagem da língua portuguesa no país e na transmissão dos valores socioculturais. O trabalho pretende também contribuir para a análise reflexiva do papel das imagens nos respectivos manuais didácticos no aspecto morfológico como funcional de modo que possam passar a serem vistas na sua dimensão pedagógica e não serem vistas apenas como figuras que embelezam ou ilustram os textos.
De nos jours l'univers de l'image occupe une place prépondérante dans la société, dans la mesure ou il est considéré comme l'une des principales ressources cognitives. Dans le domaine de la pédagogie, les images des manuels didactiques ont contribué à l'instauration d'un nouveau paradigme de la transmission et de l'acquisition de la connaissance. L'image est traitée comme un recueil significatif d'informations longtemps ignoré. L'importance de l'étude de l'image et de sa fonction de caractère pédagogique se lie à la nécessité de se présenter comme étant l'élément essentiel de l'image visuelle dans le quotidien de l'élève. Ce travail prétend à mettre en évidence les différentes fonctions pédagogiques des images dans les manuels didactiques de la langue portugaise dans l'enseignement de base à S. Tomé e Principe, de la première à la quatrième classe, sa contribution dans l'apprentissage de l'enseignement de la langue portugaise dans le pays et la transmission des valeurs socioculturelles. Le travail prétend aussi à contribuer à l'analyse réflexive du rôle des images des manuels didactiques respectifs dans l'aspect morphologique comme moteur fonctionnel qui puisse les admettre dans la dimension pédagogique et non les présenter comme des figures qui embellissent ou qui illustrent les textes.
Description: Tese de mestrado em Língua e Cultura Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000533230
http://hdl.handle.net/10451/387
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