Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3884

Title: A consciencialização cultural no ensino do inglês (língua estrangeira), como factor de motivação do aluno: competência linguística e formação ética
Authors: Seixas,Maria da Conceição Marques Pinto Ascensão Faria e
Advisor: Ramos,Maria Adelaide,1940-
Keywords: Língua inglesa
Motivação dos alunos
Ensino de línguas
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: O presente Relatório destina-se a efectuar uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada e a correspondente experiência lectiva realizada no âmbito da Unidade Curricular subordinada ao tópico (topic) Young People and Consumerism, destacando a consciencialização cultural no Ensino do Inglês como factor de motivação do aluno com efeitos positivos na aquisição de uma sólida competência linguística em Inglês, Língua Estrangeira e na sua formação ética. Inicialmente apresenta-se e justifica-se a selecção do tema. Seguidamente faz-se uma retrospectiva da evolução dos métodos de ensino e destacam-se os mais representativos e que corresponderam às opções metodológicas tomadas na Unidade Curricular. Define-se o contexto educacional e social em que a mesma decorreu e a integração no currículo escolar da instituição de ensino onde foi leccionada. Estas considerações abrangem, ainda, o saber em geral e a sociedade em que os actores do processo de ensino/aprendizagem se integraram. Procede-se, em seguida, a uma apresentação sumária das aulas com ênfase na selecção e didactização dos materiais auxiliares e nas actividades realizadas, salientando as competências linguística e transversais adquiridas pelos alunos, bem como a dimensão cultural dos conhecimentos transmitidos. No capítulo dedicado à avaliação, ponderam-se os diferentes tipos e instrumentos utilizados e os critérios adoptados, interpretando os resultados finais. Finalmente faz-se uma reflexão global sobre o trabalho efectuado, enquanto processo de formação de professores, a fim de responder às necessidades dos alunos, centro do processo educativo.
Abstract: This report intends to reflect upon the Supervised Teaching Practice and the corresponding teaching experience carried out under the Didactic Unit Young People and Consumerism, highlighting the cultural awareness in the Teaching of English as a motivating factor for students with positive effects on the acquisition of solid language skills in English (Foreign Language) and in their ethical education. Initially, we present and justify the choice of the theme. Then, we make a retrospective on the evolution of the teaching methodologies highlighting the most representative and which corresponded to the methodological choices made in the Didactic Unit. We define both the educational and social context in which it occurred, as well as its integration in the syllabus of the subject of the educational institution where it was planned. These considerations also include knowledge in general and the society in which those involved in teaching and learning are integrated. We proceed then to a presentation of lessons, with emphasis on the selection and on the didactic purposes of auxiliary materials and activities, emphasizing the language skills acquired by students and the transverse as well as the cultural knowledge transmitted. In the chapter on evaluation, we pondered the different types and tools used and the criteria and interpret the final results. Finally, we give an overall reflection on the work done as a process of training teachers in order to respond effectively to the needs of students, the centre of the educational process.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3884
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl068169_tm_13_The_Lobster_Bowl_In_the_Summer.wavMateriais auditivos11.64 MBWAVView/Open
ulfl068169_tm_trout_Scherzo_Presto.mp3Materiais auditivos4.97 MBMPEG AudioView/Open
ulfl068169_tm_LONDON_OBSERVED_3.jpgAnexos1.06 MBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_LONDON_OBSERVED_2.jpgAnexos1.26 MBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_London Observed1 (1).jpgAnexos401 kBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_LONDON_OBSERVED_0_CAPA.jpgAnexos2.33 MBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_GEORGE_ORWELL_2.jpgAnexos383.49 kBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_GEORGE_ORWELL_1.jpgAnexos592.96 kBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_GEORGE_ORWELL_0_CAPA.jpgAnexos2.19 MBJPEGView/Open
ulfl068169_tm_ANNEXESLessonPlan26October.pdfAnexos279.53 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068169_tm_ANNEXESLessonPlan12October.pdfAnexos410.75 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068169_tm_ANNEXESLessonPlan10November.pdfAnexos467.02 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068169_tm_ANNEXESLessonPlan2November.pdfAnexos783.67 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068169_tm.pdfTese2.32 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE