Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3890
Título: O doce toque da moralidade: o despertar da consciência moral
Autor: Gameiro, Joana Pascoal Reino Martins
Orientador: Santos, Leonel Ribeiro dos,1947-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Moral prática
Valores (Filosofia)
Consciencia moral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este Relatório relativo à Prática de Ensino Supervisionada resulta do trabalho desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, em Santa Maria dos Olivais, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia. Foram leccionadas num total sete aulas para o Terceiro Ponto da Unidade II: a dimensão ético-política – análise e compreensão da experiência convivencial, a duas turmas de 10º ano, uma da vertente Científica e outra da vertente Humanista. Um dos grandes objectivos expressos neste Relatório prende-se com a necessidade de promover nos alunos comportamentos eticamente comprometidos, despertar a sua consciência moral adormecida, não só através da transmissão dos conteúdos inerentes à dimensão ético-política, bem como através de exercícios práticos que coloquem o seu juízo ético em movimento. Este objectivo funde-se à emergência de um novo Homem, um ser livre e responsável, um cidadão informado e activo que carrega em si valores como a tolerância, a igualdade, liberdade e fraternidade. Este Relatório representa, igualmente, uma oportunidade para pensar o lugar da Ética na disciplina de Filosofia, e em geral no currículo escolar.
Abstract: This Report on Supervised Teaching Practice is the result of the work developed in Eça de Queirós Secundary School, in Santa Maria dos Olivais, within the Teaching Philosophy Masters. There were selected a total of seven lessons for the Thrid Theme of Unit II: the ethical-political dimension – analysis and understanding of convivial experience, from two classes of the tenth grade, one from the Cientific area and the other from the Humanistic area. One of the major goals expressed in this Report relates the need to promote complex ethical behaviors in the students, arouse their inert moral concience, not only through the transmission of the contents related with the ecthical- political dimension, but also with pratical exercises that alows a development of their ethical judgement. This goal merges with the necessity of a New Man, a free and responsable being, an informed and active citizen that supports values such as tolerance, iguality, liberty and fraternity. This Report also represents an opportunity to consider the place of ethics in the subject of Philosophy as well as in the general scholl curriculum.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3890
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl068171_tm_vts_01_0.VOBFilme17,46 MBVideo QuicktimeVer/Abrir
ulfl068171_tm.pdfTese7,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.