Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3890

Title: O doce toque da moralidade: o despertar da consciência moral
Authors: Gameiro, Joana Pascoal Reino Martins
Advisor: Santos, Leonel Ribeiro dos,1947-
Keywords: Ensino da filosofia
Moral prática
Valores (Filosofia)
Consciencia moral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Este Relatório relativo à Prática de Ensino Supervisionada resulta do trabalho desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, em Santa Maria dos Olivais, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia. Foram leccionadas num total sete aulas para o Terceiro Ponto da Unidade II: a dimensão ético-política – análise e compreensão da experiência convivencial, a duas turmas de 10º ano, uma da vertente Científica e outra da vertente Humanista. Um dos grandes objectivos expressos neste Relatório prende-se com a necessidade de promover nos alunos comportamentos eticamente comprometidos, despertar a sua consciência moral adormecida, não só através da transmissão dos conteúdos inerentes à dimensão ético-política, bem como através de exercícios práticos que coloquem o seu juízo ético em movimento. Este objectivo funde-se à emergência de um novo Homem, um ser livre e responsável, um cidadão informado e activo que carrega em si valores como a tolerância, a igualdade, liberdade e fraternidade. Este Relatório representa, igualmente, uma oportunidade para pensar o lugar da Ética na disciplina de Filosofia, e em geral no currículo escolar.
Abstract: This Report on Supervised Teaching Practice is the result of the work developed in Eça de Queirós Secundary School, in Santa Maria dos Olivais, within the Teaching Philosophy Masters. There were selected a total of seven lessons for the Thrid Theme of Unit II: the ethical-political dimension – analysis and understanding of convivial experience, from two classes of the tenth grade, one from the Cientific area and the other from the Humanistic area. One of the major goals expressed in this Report relates the need to promote complex ethical behaviors in the students, arouse their inert moral concience, not only through the transmission of the contents related with the ecthical- political dimension, but also with pratical exercises that alows a development of their ethical judgement. This goal merges with the necessity of a New Man, a free and responsable being, an informed and active citizen that supports values such as tolerance, iguality, liberty and fraternity. This Report also represents an opportunity to consider the place of ethics in the subject of Philosophy as well as in the general scholl curriculum.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3890
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl068171_tm_vts_01_0.VOBFilme17.46 MBVideo QuicktimeView/Open
ulfl068171_tm.pdfTese7.07 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE