Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3892

Título: O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
Autor: Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
Orientador: Graça, Adriana Silva,1960-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Raciocínio indutivo
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este relatório é composto por dois capítulos. O primeiro, de carácter mais científico e filosófico, aborda a temática inserida no Programa de Filosofia do 10º e 11º Anos de Escolaridade relativa à Unidade IV – Estatuto do Conhecimento Científico. Nele se pretende demonstrar a actualidade, relevância e pertinência da abordagem às questões epistemológicas em termos de aprendizagem no Ensino Secundário. Para o efeito, apresenta-se um curto desenvolvimento cronológico, sob diferentes perspectivas filosóficas, quanto à problemática da indução. O capítulo seguinte tem um carácter mais didáctico e pedagógico, centrando-se no relato das actividades lectivas no decurso da Prática de Ensino Supervisionado que realizámos na Escola Secundária Eça de Queirós, com uma turma do 11º Ano de Escolaridade. Nele se apresentam e discutem as actividades de planeamento, os objectivos pedagógicos e científicos, as estratégias, as formas de avaliação adoptadas, bem como os resultados alcançados pela nossa prática lectiva, seguida de uma reflexão pessoal e crítica
ABSTRACT: This report consists of two chapters. The first of a more scientific and philosophical talk, presents an approach to the Philosophy Program of the 10th and 11th Years of Schooling, manly the IVth Unit - Status of Scientific Knowledge. Therein we intend to demonstrate the actuality, relevance and pertinence of the approach to epistemological issues and its learning in the secondary education. To this purpose, we present a short chronological development under different philosophical perspectives, to the problem of induction. The second chapter presents a more didactic and teaching approach to the educational activities themselves during the Supervised Practice Teaching in Eça de Queirós Secondary School, with a group of 11th grade. Here are presented and discussed the planning activities, educational and scientific objectives, strategies, forms of assessment undertaken, and the results achieved by our teaching practice, followed by a personal reflection and critic.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3892
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl068174_tm_mapa_avaliacao_sumativa.xlsxMapa avaliação sumativa15,6 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
Microsoft Word - Teste de Filosofia 11º H- março 2010.pdfTeste avaliação sumativa72,32 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_matriz_teste_11_h.pdfMatriz de teste de avaliação sumativa26,53 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_mapas_avaliacao.xlsMapas avaliação formativa54 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfl068174_tm_texto_ciencia_1_aluno.pdfTextos de sessões lectivas-aluno-113,33 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_texto_popper_2_alunos.pdfTextos de sessões lectivas-aluno-217,13 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_texto_ciencia_1_professor.pdfTextos de sessões lectivas-professor 122,65 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_texto_popper_2_professor.pdfTextos de sessões lectivas-professor 225,69 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_ecc.pptPowerpoint-sessões lectivas1,98 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068174_tm_ficha_planeamento_sessoes_11_ano.pdfFicha planeamento43,81 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_1_questionário_11_eca_queiros.pdfQuestionário avaliação-discentes35,47 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_bibliografia.pdfBibliografia45,55 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_índice_geral.pdfÍndice geral20,46 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_índice_quadros.pdfÍndice de quadros15,32 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_resumo.pdfResumo14,68 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_agradecimentos.pdfAgradecimentos13,58 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_citacoes.pdfCitações10,78 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm.pdfTese1,04 MBAdobe PDFView/Open
ulfl068174_tm_capa.pdfCapa17,4 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia