Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3892
Título: O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
Autor: Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
Orientador: Graça, Adriana Silva,1960-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Raciocínio indutivo
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este relatório é composto por dois capítulos. O primeiro, de carácter mais científico e filosófico, aborda a temática inserida no Programa de Filosofia do 10º e 11º Anos de Escolaridade relativa à Unidade IV – Estatuto do Conhecimento Científico. Nele se pretende demonstrar a actualidade, relevância e pertinência da abordagem às questões epistemológicas em termos de aprendizagem no Ensino Secundário. Para o efeito, apresenta-se um curto desenvolvimento cronológico, sob diferentes perspectivas filosóficas, quanto à problemática da indução. O capítulo seguinte tem um carácter mais didáctico e pedagógico, centrando-se no relato das actividades lectivas no decurso da Prática de Ensino Supervisionado que realizámos na Escola Secundária Eça de Queirós, com uma turma do 11º Ano de Escolaridade. Nele se apresentam e discutem as actividades de planeamento, os objectivos pedagógicos e científicos, as estratégias, as formas de avaliação adoptadas, bem como os resultados alcançados pela nossa prática lectiva, seguida de uma reflexão pessoal e crítica
ABSTRACT: This report consists of two chapters. The first of a more scientific and philosophical talk, presents an approach to the Philosophy Program of the 10th and 11th Years of Schooling, manly the IVth Unit - Status of Scientific Knowledge. Therein we intend to demonstrate the actuality, relevance and pertinence of the approach to epistemological issues and its learning in the secondary education. To this purpose, we present a short chronological development under different philosophical perspectives, to the problem of induction. The second chapter presents a more didactic and teaching approach to the educational activities themselves during the Supervised Practice Teaching in Eça de Queirós Secondary School, with a group of 11th grade. Here are presented and discussed the planning activities, educational and scientific objectives, strategies, forms of assessment undertaken, and the results achieved by our teaching practice, followed by a personal reflection and critic.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3892
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl068174_tm_mapa_avaliacao_sumativa.xlsxMapa avaliação sumativa15,6 kBMicrosoft Excel XMLVer/Abrir
Microsoft Word - Teste de Filosofia 11º H- março 2010.pdfTeste avaliação sumativa72,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_matriz_teste_11_h.pdfMatriz de teste de avaliação sumativa26,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_mapas_avaliacao.xlsMapas avaliação formativa54 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
ulfl068174_tm_texto_ciencia_1_aluno.pdfTextos de sessões lectivas-aluno-113,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_texto_popper_2_alunos.pdfTextos de sessões lectivas-aluno-217,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_texto_ciencia_1_professor.pdfTextos de sessões lectivas-professor 122,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_texto_popper_2_professor.pdfTextos de sessões lectivas-professor 225,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_ecc.pptPowerpoint-sessões lectivas1,98 MBMicrosoft PowerpointVer/Abrir
ulfl068174_tm_ficha_planeamento_sessoes_11_ano.pdfFicha planeamento43,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_1_questionário_11_eca_queiros.pdfQuestionário avaliação-discentes35,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_bibliografia.pdfBibliografia45,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_índice_geral.pdfÍndice geral20,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_índice_quadros.pdfÍndice de quadros15,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_resumo.pdfResumo14,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_agradecimentos.pdfAgradecimentos13,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_citacoes.pdfCitações10,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm.pdfTese1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068174_tm_capa.pdfCapa17,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.