Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3896

Título: Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
Autor: Almeida, Maria Pereira de
Orientador: Assunção, Maria Cristina Beckert de,1956-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosóficodidáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia1 – A acção humana e os valores. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre três grandes temas filosóficos: o problema da liberdade, a questão dos valores e da valoração e, por fim, a temática da responsabilidade ecológica. Cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme pelo que não houve intenção de abordá-los de forma exaustiva. Além disso, a proposta dirige-se ao ensino secundário. Desta forma, teve de efectuar-se uma adaptação dos conteúdos ao nível de ensino a que se dirigiam. Apresenta-se, também, uma reflexão sobre temáticas pedagógicas importantes na formação docente. Esta reflexão baseia-se, fundamentalmente, no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destes autores retiraram-se ideias e conceitos importantes para a concepção do que significa, e do que implica, ser professora de Filosofia. Reconhecendo que a experiência é a maior aliada da actividade docente, sabe-se que a proposta que se faz é, de alguma forma, provisória, na medida em que a sua aplicabilidade não poderia deixar de se modificar ao longo do tempo. Ainda assim, tendo como crença básica a ideia de que a educação é um dos principais motores de transformação social e acreditando que um mundo melhor é possível, o Mestrado em Ensino de Filosofia revelou-se um óptimo meio de iniciação para quem se quer dedicar à nobre actividade de ensinar.
Resumen: En este relatório se puede encontrar una propuesta de abordaje filosóficodidáctico sobre la unidad curricular del Programa de Filosofía2 – La acción humana e los valores. Las clases dadas y relatadas en este documento, así como su fundamentación, inciden sobre tres grandes temas filosóficos: el problema de la libertad, la cuestión de los valores y de la valoración y, por fin, la temática de la responsabilidad ecológica. Cada uno de los temas referidos es de una amplitud enorme, por lo cual no hubo intención de hacer un abordaje exhaustivo. Además, la propuesta se dirige a la enseñanza secundaria. Así, se tuvo que realizar una adaptación de los contenidos al nivel de enseñanza al que se dirigen. Se presenta, también, una reflexión sobre temáticas pedagógicas importantes en la formación docente. Esta reflexión se basa, fundamentalmente, en el estudio de algunos filósofos que se dedicaron a la pedagogía y a la didáctica. De estos autores se extrajeron ideas y conceptos importantes para la concepción de lo que significa, y de lo que implica, ser profesora de Filosofía. Reconociendo que la experiencia es la mayor aliada de la actividad docente, se sabe que la propuesta hecha es, de alguna forma, provisoria, ya que su aplicabilidad no podría dejar de cambiarse con el tiempo. Aún así, teniendo como creencia básica la idea de que la educación es uno de los principales motores de transformación social y creyendo que un mundo mejor es posible, el Master en Enseñanza de la Filosofía demostró ser un óptimo medio de iniciación para quien quiere dedicarse a la noble actividad de enseñar.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3896
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl068179_tm_avaliação_competencias_10f.xlsAvaliação de Competências 10º F43 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfl068179_tm_correccao_projectos1_10f.xlsCorrecção dos Projectos Individuais 1, 10ºF20 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfl068179_tm_correccao_projectos2.xlsCorrecção dos Projectos Individuais 2, 10ºF17,5 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfl068179_tm_correccao_testes_sumativos.xlsCorrecção dos Testes Sumativos33,5 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfl068179_tm_10f_aula_2_12_09.ppt10ºF, Aula 2-12-095,36 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068179_tm_10f_aula_16_11_09.ppt10ºF, Aula 16-11-094,11 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068179_tm_10f_aula_17_05_10.pptx10ºF, Aula 18-11-09281,36 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfl068179_tm_10f_aula_30_11_09.ppt10ºF, Aula 30-11-093,34 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068179_tm_aula_19_05_10.pptAula 19_5_20101,52 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068179_tm_10f_aula_17_05_10.pptxAula 17-5-2010281,36 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfl068179_tm_10f_caracterizacao.pptCaracterizaçao-10F226,5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfl068179_tm_10f_observacao.pdfObservação 10ºF44,01 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_2_12_09.pdfPlanificação 10ºF, 2-12-0924,39 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_16_11_09.pdfPlanificação 10ºF, 16-11-0924,46 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_17_5_2010.pdfPlanificação 10ºF, 17-5-201024,36 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_18_11_09.pdfPlanificação 10ºF, Aula 18-11-0931,76 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_19_5_2010.pdfPlanificação 10ºF, 19-5-201024,99 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_23_11_09.pdfPlanificação 10ºF, Aula 23-11-0923,63 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_25_11_2009.pdfPlanificação 10ºF 25-11-200935,54 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacao_30_11_09.pdfPlanificação 10ºF, 30-11-0924,85 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_10f_planificacaogeral_10.pdfPlanificação Geral 10º44,66 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm_planificacaogeral_2.pdfPlanificação Geral 2, 10ºF39,35 kBAdobe PDFView/Open
ulfl068179_tm.pdfTese658,01 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia