Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3897
Título: O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do aluno do ensino secundário
Autor: Bastos, Patrícia Ponte
Orientador: Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Formação integral
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: A Filosofia desempenha um papel fundamental na formação integral do aluno do Ensino Secundário. O programa de Filosofia do 10º Ano centra-se no problema da acção humana, onde são afloradas diversas dimensões do agir, individual e colectivamente considerado. Salientamos dois tópicos específicos a partir dos quais se desenvolveu a prática de ensino supervisionada, a saber, «Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas» e «A criação artística e a obra de arte». Em torno destes conteúdos apresentamos uma reflexão filosófica com o propósito de enquadrar e fundamentar teoricamente os temas das aulas, incidindo nos conceitos de acção, valor, cultura, arte e nas suas inter-relações. O relatório das aulas compreende a síntese, o comentário e a análise crítica das principais experiências pedagógicas e didácticas realizadas com duas turmas da Escola Secundária de Eça de Queirós, em Lisboa.
Abstract: Philosophy plays a vital role towards the full education of the secondary school student. The Portuguese tenth grade Philosophy syllabus is centered upon the problem of action, dealing with various interweaved dimensions of individual and collective human actions. Our supervised teaching practice was based upon the following two topics: «Values and culture – the diversity and dialogue of cultures» and «Artistic creation and the work of art». These topics are central to our philosophical reflection, which seeks to theoretically assimilate and substantiate the subjects discussed in the classes, focusing upon the concepts of action, value, culture, art and their interrelations. The classes’ report is comprised of the synthesis, commentary and critical analysis of the main pedagogic and didactic experiences carried out in two classes of Eça de Queirós Secondary School, in Lisbon.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3897
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl068178_tm_indice.pdfÍndice38,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068178_tm_folha_rosto.pdfFolha de rosto17,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068178_tm.pdfTese2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.