Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3898
Título: A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas
Autor: Carvalho, Andrea Filipa Gomes
Orientador: Ramos, Maria Adelaide,1940-
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de línguas
Motivação na educação
Educação intercultural
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: A partir de Unidades Didácticas planificadas e leccionadas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, este Relatório destaca a dimensão cultural enquanto impulso motivador e facilitador da aprendizagem da língua inglesa. O trabalho organiza-se numa secção introdutória que justifica a escolha do tema, baseando-se nos programas oficiais e noutros documentos de proveniência ministerial, assim como em vários textos teóricos e, sobretudo, no testemunho dado pela própria prática lectiva. Expõem-se, de seguida, as várias opções metodológicas que respondem às necessidades das aulas leccionadas, enquadrando-se, posteriormente, a Unidade Curricular no contexto escolar, na planificação anual da disciplina do Inglês, no âmbito geral do saber e da sociedade actual. Analisa-se, ainda, a selecção e a didactização dos diversos materiais auxiliares, onde se revelam os aspectos culturais presentes nas aulas planificadas e leccionadas. Dá-se, também, o destaque devido à problemática da avaliação, salientando-se a sua integração no processo lectivo e os diferentes tipos que este conceito abrange. Conclui-se o Relatório com uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado e uma análise dos dados obtidos, comprovando o imperativo de o professor ser alguém que reflecte sobre o processo de ensino e de aprendizagem, neste caso, do Inglês (Língua Estrangeira*).
Abstract: The aim of this report is to enhance the significance of the cultural dimension in the students‟ learning process. In order to provide evidence of this idea ten lessons were carefully planned focusing on the main cultural elements of each teaching material. Therefore, this report will present the suitable justification for the choosing of this theme through the usage of governmental documents and theoretical presentations/essays. After that, the methodological option will be clarified and consequently the curricular unit will be integrated within the school context and within the annual school planning as far the governmental programs are concerned. Besides the above mentioned points of view, one should also bear in mind the importance given to the selection and didactization of the teaching materials, which will be analysed very thoroughly, as well as the evaluation instruments and their results. The final part of this report will be a critical analysis on the work done in class and the outcome of the lessons.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3898
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl068186_tm_vts_01_1.VOBExcerto do filme the queen 3ªaula 4ªunidade266,02 MBVideo QuicktimeVer/Abrir
ulfl068186_tm_vts_01_1.VOBExcerto do filme the queen 2ªaula 4ªunidade86,35 MBVideo QuicktimeVer/Abrir
ulfl068186_tm_excertomusical.wmaExcerto musical 3ªaula 1ªunidade588,8 kBMPEG AudioVer/Abrir
ulfl068186_tm.pdfTese4,11 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfl068186_tm_capa.pdfCapa184,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.