Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3904

Title: O contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
Authors: Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
Advisor: Amaral, Fernando Pinto do,1960-
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de línguas
Ilustrações, imagens, etc. na educação
Material didáctico
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: No contexto da contemporânea “sociedade da imagem”, importa reconhecer, estudar e legitimar o contributo da escola paralela para a escola formal: importa aferir do contributo da imagem, fixa e em movimento, artística ou dos mass media, para o actual sistema de ensino. Na presente reflexão, importa investigar o contributo da imagem para o ensino do Português, no 12.º ano do Ensino Secundário, tendo como base não apenas a investigação teórica mas também o trabalho prático: a unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, inserida no estudo da obra literária de leitura integral obrigatória, Memorial do Convento, de José Saramago. Uma análise tanto teórica como prática aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as actuais expectativas dos alunos, hoje intimamente ligadas ao seu background cultural.
Abstract: In the context of the contemporary “society of the image”, it is important to recognize, to study and to legitimize the contribution of the parallel school to the formal school: it is important to assess the contribution of the image, still or moving, artistic or from the mass media, for the current school system. In this reflection it is important to investigate the contribution of image for the teaching of Portuguese, on the twelfth grade, based on a theoretical investigation and a practical work: the curricular unity on the supervised teaching practice, at Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra, according to the study of the literary work of mandatory full reading, José Saramago’s Memorial do Convento. An analysis of both theoretical and practical nature points to the need to wager with transversal knowledges and to search teaching strategies that are consistent with today’s student’s expectations, which are deeply connected to their cultural background.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3904
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl068187_tm.pdf14.12 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE