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Título: Produção de frases relativas em alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Autor: Valente, Pedro,1978-
Orientador: Duarte, Inês,1951-
Palavras-chave: Língua portuguesa
Orações relativas
Estratégias de relativização
Desenvolvimento linguístico
Ensino básico
Ensino secundário
Teses de mestrado, 2009
Issue Date: 2008
Resumo: O trabalho de investigação aqui apresentado parte de algumas evidências empíricas que dão conta da crescente importância que as estratégias não canónicas têm vindo a assumir na produção, oral e escrita, de orações relativas no Português Europeu. Neste sentido, foi construído um conjunto de três testes, desenhados com o objectivo de verificar que estratégias de relativização estão mais disponíveis em alunos que se encontram no final do terceiro ciclo do ensino básico e no final do ensino secundário. No desenho dos testes, cada estratégia – canónica, resumptiva, cortadora e pseudo-resumptiva – foi cruzada com um conjunto de variáveis sintácticas, de modo a aferir a influência de cada uma delas na avaliação e na produção de orações relativas. Os testes, que envolviam tarefas de produção de orações relativas e de apresentação de juízos de gramaticalidade, foram aplicados a cinquenta alunos de uma escola de Lisboa. A dissertação encontra-se dividida em cinco capítulos. O primeiro capítulo refere brevemente o enquadramento teórico do trabalho e apresenta os aspectos relevantes para a descrição das orações relativas. O segundo capítulo define o campo de trabalho e descreve a metodologia seguida na recolha e tratamento dos dados. Os capítulos três e quatro dizem respeito, respectivamente, à descrição e à discussão dos resultados, sendo feito neste último capítulo um confronto com a literatura existente. Finalmente, o capítulo cinco retoma cada uma das hipóteses de trabalho formuladas e apresenta as conclusões.
Abstract: The research paper here presented starts from some empirical evidence that accounts for the growing importance that non conventional strategies have taken on the production, both oral and written, of relative clauses in European Portuguese. Therefore a set of three tests was created, designed to verify which strategies of relativization are more available in students at the end of the 3rd cycle of ensino básico1 and at the end of ensino secundário2. In the drawing up of the tests, each strategy – conventional, resumptive, chopping and pseudo-resumptive – was matched to a collection of syntactic variables, so as to rate the influence of each in the evaluation and production of relative clauses. The tests, which comprised tasks to produce relative clauses and present grammatical judgement, were applied to fifty students from a school in Lisbon. The dissertation is divided into five chapters. The first one briefly addresses the theoretical framework of the research and introduces the relevant aspects for the description of the relative clauses. The second chapter defines the work area and describes the followed methodology in the data handling. Chapters three and four respectively deal with the description and discussion of the results, and the latter draws a parallel with existing literature. Finally, chapter five recapitulates each of the formulated hypotheses and draws conclusions.
Descrição: Tese de mestrado, Linguística Educacional, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3913
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