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Título: Educação para a cidadania global: impacto do projecto "M-igual? igualdade não é indiferença, é oportunidade!"
Autor: Freitas, Jacinto Serrão de
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Educação para a cidadania global
Educação formal
Educação não formal
Comunidade escolar
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O conceito de cidadania global surge com a dinâmica do processo de globalização e, à cidadania nacional, acrescenta-se a que resulta de compromissos internacionais, assumidos pelas Nações, assente no respeito e protecção dos direitos humanos. O projecto M-igual? pode ser tido como inovador, dinâmico e cooperante com instituições nacionais e estrangeiras, com as escolas e comunidade envolvente. Este projecto gravita em torno dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e tem suscitado o intercâmbio de experiências entre comunidades escolares, no âmbito do ensino não-formal, na educação para a cidadania (EC). A presente investigação tem como objectivo contribuir para verificar se existe uma associação positiva entre o M-igual? e a comunidade escolar, confrontando variáveis relacionadas com a EC, na escola, na acção dos professores, nos conhecimentos, competências, atitudes e valores dos alunos. Inspirada na tipologia de métodos mistos a estratégia enquadra-se na lógica da “estratégia simultânea”. Assim, pretende-se um método que privilegie os resultados finais e que permita uma interpretação e compreensão do desenvolvimento de sinais nos alunos nos domínios da cidadania activa relacionados com o M-igual?. E, através de outro método, pretende-se conhecer as opiniões dos professores sobre as práticas pedagógicas e sobre o impacto do M-igual? nos alunos, nos professores e na escola. O estudo abrange as 8 escolas que aderiram inicialmente ao M-igual?, cujos dados mais substanciais foram recolhidos por inquérito por questionário. Da análise dos dados verifica-se que existe uma associação positiva entre o M-igual? e no nível de conhecimentos, competências, atitudes e valores dos alunos. E, na opinião dos professores, o M-igual? é fortemente relevante na comunidade escolar em geral e as suas práticas, no âmbito da EC, seguem de modo geral os tipos de ensino comummente aceites no Conselho da Europa. O quadro teórico baseia-se em livros e revistas, trabalhos de referência de instituições nacionais e internacionais relacionados com os temas deste estudo.
The concept of global citizenship appears with the dynamic of the globalization process and, to the national citizenship, adds to the results of international commitments, assumed by Nations, based on the respect and protection of human rights. Project M-igual? may be considered innovative, dynamic and cooperative with national and foreign institutions, with schools and the involving community. This project gravitates around the Millennium Development Goals and has raised the exchange of experience between school communities, within the non-formal learning, in the education for citizenship (EC). This research aims to find out if there is a positive association between project M-igual? and the school community, confronting variables related to the EC, more specifically, in the school, in teachers action, in students knowledge, skills, attitudes and values. Based on the typology of mixed methods the strategy falls within the logic of the “concurrent strategy”. Thus, we purpose a method to focus on the final results, allowing an interpretation and understanding of the development of signs in students in the areas of citizenship related to the M-igual?. Using a qualitative method, we look for teachers opinion on teaching practices and the impact of M-igual? in students, in teachers and in school. The study covers the 8 schools that initially joined the M-igual?. Most data was collected using a questionnaire survey. The analysis reveals a positive association between the M-igual? and the level of students knowledge, skills, attitudes and values. According to the teachers, the M-igual? is highly relevant in the school community in general and their practices within the EC, follow in general education practices commonly accepted by the Council of Europe. The theoretical framework is based on books and journals, national and international reference papers related to the subjects of this study.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientaçãp da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3951
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