Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3971

Title: Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
Authors: Ponte, João Pedro da
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Tarefa
Tasks
Investigação
Investigation
Issue Date: 2006
Citation: Ponte, J. P. (2006). Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores. Movimento, 14, 80-996
Abstract: Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria profissional.
Description: This paper analyses the relationships among researching, teaching and learning in mathematics teaching and learning and in the teacher’s professional practice. It also pays attention to the concept of task, taking into account the role of exercises, problems, investigations, explorations and project work in the teaching of this discipline. Using examples from activities carried out by Portuguese mathematics teachers, it analyses the learning activity that was promoted by exploration/investigation activities and discusses their potential. Finally, it refers the conditions regarding the teachers’ professional culture, notably collaboration and associativism, that favour the activity of researching his/her own professional practice.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3971
ISSN: 1518-0344
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
06-Ponte-UFF-Explorar e Investigar.pdf539.49 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE