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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3979

Título: Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática
Autor: Fidalgo, Ana
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Formação inicial
Preservice teacher education
Concepções
Conceptions
Práticas
Practices
Reflexão
Reflection
Currículo
Curriculum
Issue Date: 2004
Citação: Fidalgo, A, & Ponte, J. P. (2004). Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática. Quadrante, 13(1), 5-29.
Resumo: O presente artigo relata um estudo sobre as concepções e práticas de ensino daMatemática relativamente a aspectos do currículo desta disciplina — tarefas, materiais e comunicação na sala de aula — por parte de dois futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, durante a sua prática pedagógica. A problemática do estudo baseia-se nas orientações curriculares para o ensino da Matemática e sublinha também o papel que a reflexão tem na formação inicial do professor. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se em entrevistas, observação e análise documental. Verificou-se que as concepções dos formandos relativamente às finalidades do ensino da Matemática como o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e do raciocínio, adquiridas em resultado de experiências ao longo do curso, reflectem-se nas suas práticas. Ambos propõem aos alunos tarefas matemáticas não rotineiras, desafiantes e orientadas para a exploração e descoberta. No entanto, no que respeita às interacções comunicativas, existem divergências entre o que mais valorizam em teoria e o que fazem na prática. Um dos formandos mostra uma posição mais favorável do que o outro em relação ao uso das novas tecnologias (assunto que é bastante trabalhado em várias disciplinas do curso), mas nem um nem outro as usam na sua prática. Além disso, ambos valorizam o uso de materiais manipuláveis, mas também não os usaram nas suas práticas. Finalmente, os formandos realizam diferentes formas de reflexão, em sintonia com as diferentes abordagens das suas instituições de formação, mas em ambos os casos ficam por analisar questões fundamentais da sua prática pedagógica.
This paper reports a study about conceptions and practices in mathematics teaching concerning curriculum issues — tasks, materials and communication in the classroom — from two pre-service teachers of the first cycle of basic education, during student teaching. The problematics of the study is based in the current curriculum orientations for mathematics teaching and also underlines the role of reflection in pre-service teacher education. The methodology is qualitative and interpretative, using two case studies. Data collection was based in interviews, observation and analysis of documents. The study found that the conceptions of pre-service teachers regarding the aims of mathematics teaching such as the development of problem solving and reasoning abilities, acquired from their experiences through the course, are reflected in their practices. Both propose to pupils nonroutine and challenging mathematical tasks, oriented towards exploration and discovery. However, concerning communicative interactions, there are differences between what they most value in theory and what they do in practice. One of the pre-service teachers shows a more favourable stance regarding new information technology (a topic that is quite present in several of the course disciplines) than the other, but neither of them uses it in practice. Furthermore, both value the use of manipulative materials but do not use them in practice. Finally, the pre-service teachers undertook several forms of reflection, attuned with the different approaches of their teacher education institutions, but in both cases they did not analyse essential issues of their teaching practice.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3979
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