Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3990

Title: As equações nos manuais escolares
Authors: Ponte, João Pedro da
Keywords: Ensino da Álgebra
Equações
Manuais
Textbooks
Equations
Teaching of Algebra
Issue Date: 2004
Publisher: Sociedade Brasileira de História da Matemática
Citation: Ponte, J. P. (2004). As equações nos manuais escolares. Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8), 149-170.
Abstract: Este artigo identifica aspectos que foram mudando na abordagem das equações do 1º grau em quatro manuais escolares portugueses, um do fim do século XIX, outro de meados do século XX, outro da época da Matemática moderna (anos 70) e um da actualidade (anos 90). Os livros analisados testemunham uma evolução muito grande em pouco mais de mais de 100 anos, no nível etário dos alunos que estudam este conceito, na abordagem que se foi simplificando progressivamente, na relação com o leitor, do ponto de vista da visão da Matemática como uma disciplina com conexões múltiplas e em relação à variedade das tarefas propostas. Várias questões são sugeridas para trabalho futuro relativamente a este e outros conceitos do currículo, em Portugal e noutros países.
This paper identifies aspects that changed in the approach of first degree equations in Portuguese textbooks, one from the end of the 19th century, other from the middle of 20th century, other from the period of modern mathematics (the 70s) and one contemporary (the 90s). The books analysed represent a strong evolution in little more that a century, in the age level of pupils that study this concept, in the approach that become simpler along the way, in the relationship with the reader, in the perspective of mathematics as subject with multiple connections and regarding the proposed tasks. Several questions are proposed for future work regarding this and other curriculum concepts, in Portugal and elsewhere.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3990
ISSN: 1519-955X
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
04-Ponte (equacoes) RBHM.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE