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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4013

Título: O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português
Autor: Pintassilgo, Joaquim
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Issue Date: 2007
Editora: Porto Editora/ Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Citação: Cidadania e liderança escolar, p. 59-70, 2007.
Resumo: O presente texto pretende reconstituir, num permanente diálogo entre o passado e o presente, um dos momentos fundamentais da construção em Portugal da ideia de educação para a cidadania. Cremos ser o contexto que tem como ponto de partida o 25 de Abril de 1974 que permite à cidadania adquirir foros de modernidade. É só então que a noção em causa assume o sentido de educação para a cidadania democrática e implica a sua vivência plena no espaço escolar. O presente texto tem, então, por finalidade analisar o processo de construção histórica da ideia de cidadania, tal como se expressou no contexto revolucionário português (1974-1976), procurando captar o contributo dos projectos desenvolvidos e dos debates então realizados para a referida construção. Utilizámos como fonte do nosso estudo uma das principais publicações pedagógicas do período - O Professor -, cuja primeira edição data de 1971, sob a forma de caderno e sem periodicidade regular. Em Outubro de 1973 passou a revista bimestral e em Junho de 1977 assumiu a periodicidade mensal que a passou a caracterizar. Com ligação inicial aos Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário e Preparatório, a equipa responsável pela publicação de O Professor acabou por estar na origem do renascimento do sindicalismo docente no pós-25 de Abril. Durante o período revolucionário a revista participou, de forma activa, nos debates pedagógicos então travados, designadamente no que se refere às inovações propostas no campo da formação de cidadãos, o que a torna uma fonte privilegiada para o acompanhamento do processo que é alvo do nosso estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4013
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