Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4022
Title: Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português
Authors: Pintassilgo, Joaquim
Keywords: Democratização do ensino
Produção pedagógica
Issue Date: 2003
Publisher: Centro de Investigação em Educação
Citation: Democratização escolar: intenções e apropriações, p. 119-141, 2003.
Abstract: Vamos procurar neste texto reflectir sobre a noção de democratização do ensino, tendo como ponto de partida o seu percurso histórico ao nível da produção pedagógica portuguesa. Quer o conceito quer algumas das características que dele fazem parte têm raízes mais ou menos longínquas que importa perscrutar. Além disso, o próprio conceito de democracia transporta significados múltiplos, daí decorrendo a sua ambiguidade quando utilizado em contextos educativos e de que são exemplo expressões diferentes como “educação democrática”, “educação para a democracia”, “democratização do ensino” e “escola democrática”. A democracia caracteriza-se, também, pelo seu dinamismo, devendo, por isso, a sua definição ter em conta as diferentes dimensões que ela foi incorporando em temporalidades diversas. Esta redescoberta do sentido plural que pode ser assumido pela democratização do ensino não tem intuitos meramente arqueológicos. Continua a ser importante repensar a democratização do ensino, inscrevendo-a, simultaneamente, nos nossos ideais educativos. Se uma parte importante da sua herança é um dado incontornável, os novos tempos, até porque diferentes, encarregaram-se de desvelar novas ambiguidades e limitações insuspeitadas.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4022
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construção histórica da noção de democratização do ensino.pdf224,32 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.