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Título: A formação de professores do ensino secundário em Portugal: reflexões em torno da experiência das Escolas Normais Superiores (1911-1930)
Autor: Pintassilgo, Joaquim
Palavras-chave: Ensino secundário
Modelo de formação
Profissão docente
Issue Date: 2009
Editora: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Sociedade Brasileira de História da Educação
Citação: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana- «Educação, autonomia e identidades na América Latina». Anais
Resumo: O presente texto propõe-se analisar alguns aspectos do projecto pedagógico subjacente a uma experiência histórica desenvolvida ao nível da formação de professores do ensino secundário em Portugal, a representada pelas Escolas Normais Superiores, integradas nas Universidades de Lisboa e de Coimbra, formalmente criadas em 1911 mas cujo início de funcionamento só ocorreu no ano lectivo de 1915-1916. O olhar histórico sobre a formação de professores consubstanciada nas Escolas Normais Superiores permite-nos um aprofundamento da reflexão sobre algumas das grandes questões que atravessam, na longa duração, a formação de professores e com que esta se continua a confrontar: Como articular as diversas componentes da formação e qual o papel de cada uma? Como pôr em interacção a teoria e a prática na formação? Qual a relação entre as disciplinas científicas e os conteúdos de ensino? Como organizar o estágio pedagógico? Qual o enquadramento institucional desejável para a formação de professores? Pretende-se, em geral, caracterizar o modelo de formação que inspirou a actividade destas instituições, usando como exemplo, em particular, o caso da Escola Normal Superior de Lisboa. As principais fontes desta pesquisa foram os diplomas legais relacionados com estas instituições, o Anuário da Universidade de Lisboa para o período em questão e publicações diversas.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4031
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