Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4032
Title: A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal: o exemplo da revista Froebel (1882-1885)
Author: Pintassilgo, Joaquim
Fernandes, Ana Lúcia Cunha
Keywords: Pedagogia moderna
Inovação pedagógica
Escola graduada
Jardim-de-infância
Circulação de ideias pedagógicas
Issue Date: 2009
Publisher: Globalia Ediciones Anthema
Citation: Influencias alemanas en la educación española e iberoamericana (1809-2009), p. 551-567, 2009.
Abstract: Este texto propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento de um projecto de modernização pedagógica, no final do século XIX português, em diálogo com a pedagogia alemã, tendo como referência a figura de Froebel. Para tal, analisou-se uma publicação periódica que assumiu, no âmbito da comemoração do seu centenário, o nome do educador alemão: Froebel – Revista de Instrução Primária, publicada entre os anos de 1882 e 1885. Este periódico surge ligado aos Serviços de Instrução do Município de Lisboa, numa época de grande aposta no incentivo camarário ao fomento educativo, com o objectivo de dar a conhecer algumas das iniciativas emblemáticas daquele município no campo da educação popular, concedendo destaque a ideias e práticas defendidas pelos educadores renovadores do período, como os trabalhos manuais, as excursões escolares, a instrução militar e os batalhões escolares. A revista também concede espaço à circulação de saberes em dimensão internacional, ao publicar notícias sobre as iniciativas implementadas em outros países.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4032
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica.pdf206,56 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.