Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4032
Título: A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal: o exemplo da revista Froebel (1882-1885)
Autor: Pintassilgo, Joaquim
Fernandes, Ana Lúcia Cunha
Palavras-chave: Pedagogia moderna
Inovação pedagógica
Escola graduada
Jardim-de-infância
Circulação de ideias pedagógicas
Data: 2009
Editora: Globalia Ediciones Anthema
Citação: Influencias alemanas en la educación española e iberoamericana (1809-2009), p. 551-567, 2009.
Resumo: Este texto propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento de um projecto de modernização pedagógica, no final do século XIX português, em diálogo com a pedagogia alemã, tendo como referência a figura de Froebel. Para tal, analisou-se uma publicação periódica que assumiu, no âmbito da comemoração do seu centenário, o nome do educador alemão: Froebel – Revista de Instrução Primária, publicada entre os anos de 1882 e 1885. Este periódico surge ligado aos Serviços de Instrução do Município de Lisboa, numa época de grande aposta no incentivo camarário ao fomento educativo, com o objectivo de dar a conhecer algumas das iniciativas emblemáticas daquele município no campo da educação popular, concedendo destaque a ideias e práticas defendidas pelos educadores renovadores do período, como os trabalhos manuais, as excursões escolares, a instrução militar e os batalhões escolares. A revista também concede espaço à circulação de saberes em dimensão internacional, ao publicar notícias sobre as iniciativas implementadas em outros países.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4032
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica.pdf206,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.