Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4035

Title: As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos anos 10 e 20 do século XX
Authors: Pintassilgo, Joaquim
Nery, Ana Clara B.
Keywords: Escutismo
Prática educativa
Issue Date: 2007
Citation: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana- Contactos, cruces e luchas en la Historia de la Educación Latinoamericana
Abstract: O principal objectivo da presente comunicação é reflectir, numa perspectiva comparada, sobre a emergência, tanto no Brasil como em Portugal, do movimento escutista, o que aconteceu a partir da segunda década do século XX. Usaremos como fontes de pesquisa alguns exemplares da imprensa de educação e ensino, designadamente ..., no caso brasileiro, e a Revista de Educação Geral e Técnica e a Revista Escolar, no caso português, para além de outras publicações dedicadas ao escutismo. Procuraremos caracterizar os termos do intenso debate que se desenvolveu, em ambos os contextos, sobre o movimento “scout”, designadamente no que se refere às suas finalidades, rituais e práticas educativas, tentando captar a fundamentação dos argumentos favoráveis e contrários ao reconhecimento da sua legitimidade e virtualidades educativas. Daremos uma particular atenção, em ambos os casos, às relações entre o escutismo e os poderes políticos, ao seu eventual carácter militarista e às práticas educativas desenvolvidas tendo em vista a formação integral dos jovens, comparando-as, neste último caso, com as decorrentes do movimento internacional de renovação pedagógica então em fase de afirmação. Procuraremos compreender o escutismo como parte de um projecto mais vasto, com expressão em ambos os contextos, de formação do cidadão tendo por base a sua regeneração moral e o combate aos “vícios” sociais, projecto esse no qual se harmonizam finalidades tendo em vista, simultaneamente, o auto-governo e a regulação social dos indivíduos.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4035
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
As práticas educativas do Escutismo.pdf211.58 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE