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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4056

Título: Pensar e filosofar a partir do problema da existência de Deus
Autor: Semedo, José Emanuel Ramos
Orientador: Correia, Carlos João Nunes, 1956-
Palavras-chave: Deus - existência
Ensino da filosofia
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente relatório visa esclarecer as relações entre a Razão e a Fé a partir do problema da Existência de Deus. Em termos específicos, proceder-se-á análise do Argumento Ontológico em Stº Anselmo tendo em vista a dinamização da prática do Ensino da Filosofia. Ainda na mesma sequência didáctica, far – se-á um questionário junto dos alunos cujo objectivo procura asseverar a relevância de algumas questões/crenças básicas no quadro das relações entre a Razão e a Fé. Por outro lado, também se pretende proporcionar aos alunos as competências necessárias à prática da filosofia nas seguintes vertentes: capacidade reflexiva, argumentação crítica, desenvolvimento da compreensão oral e escrita, e organização/formulação de ideias concisas. Esta pesquisa centra-se essencialmente na experiência lectiva e pedagógica desenvolvida com os alunos de 10º Ano de escolaridade. Este relatório divide-se em quatro capítulos: O primeiro é dedicado ao desenvolvimento teórico do tema/problema cujo enquadramento está no programa de Filosofia no Secundário, especificamente Unidade II do Programa de Filosofia – A Acção Humana e os Valores. Os restantes três capítulos, dedicam-se especificamente ao relato de experiências desenvolvidas com os alunos ao longo das aulas ministradas. Descreve-se sucintamente em capítulos algumas dinâmicas e aspectos pedagógicos desenvolvidos durante o percurso das aulas tendo em vista a dinamização do estudo e da prática filosófica a partir do tema escolhido, bem como algumas implicações que a sua abordagem acarreta para a prática do Ensino da Filosofia.
This report intends to explain the relation between Faith and Reason from the problematic of existence of God. More specifically, it parts from the analysis of St. Anselm ontological argument in view of boosting the practice of Education of Philosophy. It was made a questionnaire to students with the purpose to assure the importance of some questions/basic beliefs in the relations between Faith and Reason. For another side, it intends to provide to students important abilities for the practice of philosophy in two ways: ability of reflection, critical argumentation; development of oral and written understanding and organization and formulation of concise ideas. This research focus essentially on the academic and pedagogical experience developed with secondary students. This report is divided in 4 chapters: The first one is dedicated to the theoretical development of the issue which is in the program of Philosophy in the Secondary School, specifically Unity II – Human Action and The Values. The other chapters are dedicated principally to the account of the experiences developed with the students along classes. It is described succinctly in chapters some of the dynamic and pedagogical aspects developed along these classes in view of boosting the study and practice of philosophy from the chosen subject as well as some implications of the approach of this subject in the practice of the Education of Philosophy.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4056
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

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