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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4062

Title: Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Authors: Veríssimo, Ana Filipa André
Advisor: Freire, Ana Maria, 1947-
Keywords: Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: As tarefas de investigação são entendidas como um elemento chave no ensino das ciências promovendo através da sua realização o desenvolvimento de competências indispensáveis à participação activa na sociedade actual. Neste contexto, este estudo pretende conhecer as reacções dos alunos do 7º ano de escolaridade, quando se coloca em prática tarefas de investigação durante a leccionação da temática Materiais. Assim, este estudo tem como finalidades conhecer as dificuldades reveladas pelos alunos quando estão envolvidos em tarefas de investigação, as aprendizagens que os alunos dizem realizar e o que pensam os alunos sobre as tarefas de investigação. Participaram no estudo nove alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade de uma escola da área de Lisboa. Para a concretização do estudo, utilizou-se uma metodologia que tem um carácter qualitativo, com orientação interpretativa com abordagem ao estudo sobre a própria prática. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, a entrevista em grupo focado e os documentos escritos pelos alunos. Na análise de dados, através do método do questionamento e comparação constantes, emergiram diferentes categorias. Os resultados revelam as principais dificuldades sentidas pelos alunos, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de competências de comunicação e de raciocínio. As aprendizagens que dizem realizar-se situam-se no domínio da mobilização de conhecimento substantivo e de competências linguísticas, quando são usadas tarefas de investigação como estratégia de ensino. Os resultados mostram que os alunos gostam de usar as tarefas de investigação embora as considerem demasiado difíceis por os obrigar constantemente a escrever e tomar parte activa nas aulas.
The investigated tasks are understood as key elements in the studies of science promoting through its process, the development of necessary abilities for its active participation in the society. In this context, the study is focus in analyzing the reactions of 7th grade students, when facing investigation tasks during Material lessons. Therefore, this study has the objective to find out the difficulties showed by the students when involved in investigation tasks, the knowledge they acquire and their thinking process. In this work we involved nine seventh grade students from the Lisboa area. The methodology used was of qualitative character, with an interpretative orientation and a analysis to the study itself. The instruments used to recover data were the naturalist observation, group interviews and written documents. Through the questioning and comparison method and after analyzing all data, different categories stood up. The results show the main difficulties felt by the students, mainly related to the development of abilities in communication and reasoning. The students mention that the learning process are focus on a concept level as well as linguistic abilities, when strategies such as investigation tasks are being practiced. The results show us that the students are interested in the investigations tasks, although they consider it too difficult due to the fact that it obliges them to constantly write and be active in class.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4062
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