Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4064

Título: Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor: Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Energia
Ensino da física
Ensino da química
Wikis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Com este estudo pretendeu-se conhecer o que pensam os alunos sobre o uso do wiki e como reagem às tarefas de investigação propostas, durante a implementação de uma proposta didáctica para o ensino de Energia. Procurou-se identificar mudanças que ocorreram nas percepções dos alunos relativamente às aulas de Ciências Físico- Químicas, conhecer que avaliação fizeram os alunos sobre o uso de tarefas de investigação, identificar que aprendizagens os alunos disseram realizar durante as tarefas de investigação e que potencialidades atribuíram os alunos ao uso do wiki. Neste estudo, foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram nove alunos de um turno pertencente a uma turma do 7ºano de escolaridade de uma escola da Grande Lisboa. Usaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevista em grupo focado e documentos escritos. Na análise de dados, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram a existência de mudanças nas percepções dos alunos sobre o ensino / aprendizagem da Energia relativamente às aulas de Ciência Físico- Químicas. Os alunos envolveram-se na realização de tarefas de investigação propostas, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências atitudinais, comunicação escrita e de conhecimento substantivo e processual. Os resultados indicaram também que o efeito motivador das novas tecnologias, particularmente do wiki, contribuiu para um aumento do interesse nos alunos pela aprendizagem, levando desta forma à mobilização de competências atitudinais e de comunicação escrita.
The present study aims to understand what students think about the use of wiki and how they react to the research assignments that were proposed to them during the implementation of educational project related to the teaching of Energy. The aim of this study is to identify the changes that occurred in students’ perception in regards to Chemistry and Physics classes, ascertain students’ assessment regarding the use of research tasks, and identify the learning that took place during the research assignments and what potentialities the students attributed to the use of wiki. During the course of the study, the methodology used was based on qualitative investigation with interpretative orientation and the investigative strategy that was adopted was a study that was conducted on the practice itself. Nine seventh grade students from the greater Lisbon area participated in the study. Various information gathering instruments were used: natural observation, focus-group interviews and written documents. While analyzing the information, the data was codified and categorized using the questioning method and constant comparisons. The results revealed the existence of changes in students’ perceptions regarding the teaching and learning of Energy as it relates to Chemistry and Physics class. The students became involved in completing the inquiry tasks that were proposed to them, which allowed for the development of attitudinal skills, writing skills as well as substantial and procedural knowledge. Likewise, the results also indicate the presence of a motivational effect of new technologies, in particular wiki, which contributed to an increase in students’ interest towards learning, which ultimately lead to the mobilization of attitudinal and writing skills.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4064
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039489_tm.pdf2,8 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE