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Título: A resolução de problemas no ensino da "Energia" : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor: Matias, João Demony D’Eça Lourenço
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Literacia científica
Resolução de problemas
Energia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Com este estudo, pretendeu-se conhecer as reacções dos alunos do 7º ano de escolaridade ao uso de resolução de problemas, na leccionação da unidade “energia”. Assim, identificaram-se três questões que orientaram o estudo em causa relacionadas com as competências desenvolvidas pelos alunos, as suas dificuldades e a avaliação que os alunos fazem destas aulas de Ciências Físico-Químicas. Para isso, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, tendo sido os dados analisados por meio de análise de conteúdo. Os instrumentos de recolha de dados foram diversificados. Utilizou-se a observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos produzidos pelos alunos, durante a realização das tarefas de resolução de problemas. Os resultados obtidos revelaram que os alunos desenvolveram diversas competências, nomeadamente competências de conhecimento, raciocínio e atitudes. Além de terem adquirido conhecimento científico, os alunos desenvolveram as competências de identificar e resolver um problema, planificar e realizar uma actividade experimental, formular hipóteses e pesquisar informação. Os resultados também indicaram que os alunos tiveram diversas dificuldades, muitas deles relacionadas com os domínios das competências desenvolvidas. Finalmente, os alunos consideraram as tarefas importantes para a sua aprendizagem. Este estudo levantou várias questões. Por exemplo, se este estudo tivesse sido realizado com alunos do Ensino Secundário, em que medida os resultados obtidos teriam sido diferentes ou qual a receptividade dos professores de Ciências Físico-Químicas em utilizar estas tarefas em sala de aula.
The study intend to describe the 7th grade pupils reactions to problem solving strategies concerning the subject “Energy”. In order to achieve this, three questions were identified: Pupils‟ competences, difficulties found by them and evaluation of the Chemistry-Physics classes. A qualitative methodolgy was chosen for the research. The data was processed by analyzing the content and multiple tools were used through less instrusive naturalistic observation method. Interviews were conducted and the students were asked to produce written materials while solving the proposed tasks. The results show that the pupils developed several competences namely on cognitive and atittude domains. Apart from acquiring scientific knowledge the pupils were by the end of the project able to identify and solve a problem, to plan and conduct an experiment protocol as well as to elaborate hypothesis and search for further information. The results also show that the students faced several new problems in connection to the newly developed competences. The pupils considered the comnpletion of the tasks important for their learning process. This study raised several questions. Would the results be any different had the study been conducted with secondary level pupils? How receptive are Chemistry-Physics teachers to use these tools in classroom?
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4067
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