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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4073

Title: O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico
Authors: Ponte, João Pedro da
Keywords: Ensino básico
Desenvolvimento curricular
Mudança curricular
Formação de professores
Curriculum development
Basic education
Teacher education
Matemática
Mathematics
Curriculum change
Issue Date: 2009
Citation: Ponte, J. P. (2009). O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Interacções, 12, 96-114.
Abstract: Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino-aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação.
This paper examines the key ideas of the new mathematics curriculum for basic education (number sense, spatial sense, algebraic thinking, statistical literacy and transversal capacities) and shows how they can be implemented in the classroom providing new teaching and learning practices. In order to do so, it highlights the nature of the tasks proposed and the type of communication to be held in the classroom, replacing the direct expository teaching paradigm for a new exploratory teaching and learning paradigm. It also addresses the necessary conditions for a successful implementation process of this new curriculum, with special attention to supporting materials, teacher education and teacher organization in schools and local groups of schools. It concludes pointing out the opportunities for change offered by this program and stating that its success will depend above all on the role that teachers will play in its implementation.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4073
ISSN: 1646-2335
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

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