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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4076

Title: Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
Authors: Henriques, Ana
Ponte, João Pedro da
Keywords: Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Ensino Superior
Higher Education
Processos matemáticos
Mathematics processes
Raciocínio
Representações
Issue Date: 2008
Publisher: João Pedro da Ponte
Citation: Henriques, A., & Ponte, J. P. (2008). Actividades de investigação na aprendizagem da Análise Numérica. Revista de Educação, 16(2), 5-32.
Abstract: A realização de actividades de investigação nas disciplinas de Matemática no ensino superior pode contribuir para a compreensão e consolidação de conceitos e para desenvolver o pensamento matemático dos alunos. O presente estudo indica os resultados de uma experiência de ensino em Análise Numérica em cujas aulas foram propostas diversas tarefas de investigação. O seu objectivo é compreender os processos matemáticos utilizados pelos alunos na realização destas tarefas e perceber o seu valor na promoção da sua aprendizagem. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa baseada em estudos de caso de grupos de alunos. Os dados foram recolhidos, ao longo do 1.º semestre do ano lectivo de 2005/06 através de observação participante, registos áudio do trabalho de grupos de alunos, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados obtidos nesta experiência de ensino conduzem a uma avaliação positiva do papel que as actividades de investigação podem desempenhar na aprendizagem dos alunos, nomeadamente em Análise Numérica, e sugerem a possibilidade do seu uso na sala de aula como estratégia alternativa às convencionais.
Carrying out investigation activities in higher education mathematics courses may contribute for students’ understanding and consolidation of concepts and to develop their mathematical thinking. The present study reports the results of a teaching experiment in numerical analysis in which classes investigation tasks were proposed. Its aim is to understand the mathematical processes used by students in doing these tasks and analyze their value in promoting students’ learning. The study used a qualitative approach based in case studies of groups of students. Data were collected during the first semester of the academic year of 2005/06 through participant observation, audio recording of the work of groups of students, students’ reports of investigations and interviews carried out after the tasks were completed. The results of this teaching experiment lead to a positive evaluation of the role that investigation activities may play in students’ learning, particularly in numerical analysis, and suggest the possibility of its use in the classroom as an alternative strategy to the conventional ones.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4076
ISSN: 0871-3928
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