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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4085

Título: O papel do professor no currículo de Matemática
Autor: Canavarro, Ana Paula
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Currículo
Professor de Matemática
Matemática
Curriculum
Mathematics teacher
Issue Date: 2005
Editora: GTI
Citação: Canavarro, A. P., & Ponte, J. P. (2005). O papel do professor no currículo de Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 63-90). Lisboa: APM.
Resumo: Este texto procura analisar as diversas facetas do papel do professor de Matemática no currículo. Numa primeira parte consideram-se os diversos níveis de determinação curricular, incluindo a actividade do sistema político-administrativo, o sistema de produção de meios e materiais educativos, a intervenção de numerosos actores sociais e o subsistema prático-pedagógico constituído por professores e alunos. Numa segunda parte analisa-se o protagonismo curricular do professor diferenciando três níveis principais de intervenção, de acordo com o grau de independência profissional. De seguida, apresentamos três casos diferentes de protagonismo curricular, um referente a uma professora do 2º ciclo, outro relativo a uma professora do 3º ciclo, e um terceiro relativo a uma professora do ensino secundário. Dois destes casos dizem respeito ao trabalho na disciplina de Matemática e o outro à Área de Projecto. Em todos estes casos é bem visível o papel do professor no desenvolvimento curricular, tendo necessariamente que interpretar, gerir, planear, pôr em prática e avaliar as suas opções curriculares. Individualmente ou em conjunto com os colegas, é ao professor que compete adequar aos seus alunos e ao seu contexto escolar as orientações curriculares, diagnosticando problemas, criando soluções, regulando a sua prática e criando cenários que muitas vezes se afastam das prescrições curriculares.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4085
ISBN: 972-8768-16-8
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