Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4090

Title: O processo de ensino-aprendizagem do português enquanto língua de acolhimento
Authors: Cabete, Marta Alexandra Calado Santos da Silva
Advisor: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Mata, Inocência,1957-
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de línguas
Educação de adultos - Portugal
Aquisição de segunda língua
Comunicação intercultural - Portugal
Imigração - Portugal - séc.21
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Com o advento da imigração em Portugal, emergiu uma nova situação na panorâmica do ensino da língua portuguesa: o ensino da língua de acolhimento. Desde 2001, o programa Portugal Acolhe tem como função auxiliar a comunidade imigrante portuguesa no seu processo de integração ao providenciar cursos de português dirigidos exclusivamente a imigrantes adultos. Na situação actual em que Portugal se encontra, é imperativo que todos os esforços sejam efectuados no sentido de fazer da sociedade portuguesa um espaço onde impere a comunicação e a interacção entre os que chegam e os que acolhem. Neste estudo pretende-se aprofundar o conhecimento de como se processa a aprendizagem da língua de acolhimento por este público-alvo tão específico. A análise de um corpus composto por inquéritos dirigidos a aprendentes e a ensinantes possibilita traçar algumas linhas gerais acerca do processo de ensino-aprendizagem realizado nos cursos oferecidos pelo programa Portugal Acolhe.
Abstract: The recent boom of immigration in Portugal has given rise to a new development in the field of Portuguese language instruction: the teaching of the welcoming language. Since 2001, the program Portugal Acolhe has performed the function of helping the immigrant community in Portugal in the integration process by providing language courses directed exclusively to adults. In the current national climate it is imperative that a concentrated effort is directed towards making the Portuguese society a space where communication and interaction between those who arrive and those who welcome is prioritized. This study intends to deepen the knowledge of how the learning of the welcome language is processed by the very specific target audience of immigrants into Portugal. An analysis of questionnaires directed to learners and teachers enables us to draw some general conclusions about the teaching-learning process which occurs in the courses offered by Portugal Acolhe.
Description: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4090
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl081236_tm.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE