Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4110

Título: O desenho de formas naturais hoje, em sala de aula : diversidade e cultura
Autor: Oliveira, Carla Benedita Carbone de
Orientador: Pedro, António, 1953-
Palavras-chave: Ensino do desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este projecto tem por base, para o seu desenvolvimento, três temas essenciais: O ensino do desenho das formas visuais, o debate cultural e a diversidade nas nossas escolas. No seguimento destas preocupações os autores Ruskin (essencialmente), Nicolaides e algumas leituras da escrita de Betty Edwards ajudaram a alicerçar ideias sobre o ensino do desenho. No ponto de vista pedagógico dois autores marcaram a metodologia empregue no projecto: o psicólogo social Vygotsky e o sociólogo Pierre Bourdieu. O trabalho foi desenvolvido na Escola Secundária dos Casquilhos, situada na cidade do Barreiro, 2009/2010, e consistiu essencialmente no ensino do desenho, com o uso de elementos naturais como suporte, como sejam fragmentos de plantas, pequenas flores, ramos e folhas. A prática do desenho consistiu na execução de pequenos exercícios, de curta duração, divididos conceptualmente em três grupos: (1) O desenho de formas naturais, (2) o desenho das mãos, e 3) as pequenas representações de quadros de mestres pintores, projectados sobre o quadro interactivo. Os principais conceitos abordados neste projecto, no que à prática do desenho diz respeito, foram a linha, a linha objecto, a linha de contorno e o ponto.
This Project is based on three main issues: Teaching How to Draw Natural Forms, Culture Debate, and Diversity in our Classes Nowadays. Leading to this preoccupations comes naturally the support of the authors such as Ruskin, (essencially), Nicolaides, and some glimpses on the writing of Betty Edwards. On the pedagogical point of view the thoughts of the writers Vygotsky and Bourdieu supported mostly the studies. The pedagogical work was developed in the Escola Secundária dos Casquilhos, situated in the Barreiro City, 2009/2010, and consisted in the practice of drawing with the use of natural elements such as fragments of plants, small flowers, brantches and leaves as the principal motifs. The drawings were based on groups of small exercises of little time spent to execute them and were divided in three groups: (1) Drawing of nature elements, (2) Drawing of hands, (3) and the short time exercises that consisted in Drawing reproductions of masters paintings, projected in a interactive board. The main concepts that were studied in the subject of the execution of drawing were basically the line, the object line, the line of contour, and the dot.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4110
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039512_tm.pdf1,98 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia