Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4112
Título: Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
Autor: Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
Orientador: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Ensino da informática
Inovação pedagógica
Telemóveis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente relatório procura documentar a experiência pedagógica vivida na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da prática de ensino supervisionada regulamentada através da portaria nº 1189/2010, e do Despacho n.º 6262/2011. Sendo esta componente de estágio parte integrante da qualificação para obtenção do grau de Mestre, tentei levar à prática um projecto que pudesse oferecer à escola e aos alunos alguma inovação pedagógica. Assim, com este objectivo, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a aplicação de tecnologias móveis (telemóveis) em contexto educativo, através da exploração das tecnologias de GPS presentes nesses equipamentos, consistindo numa visita georreferenciada às instalações da escola. A ideia deste projecto, de natureza construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professor que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente relatório. O professor que me proponho ser apresenta-se como um mediador, que está atento, quer ao desenrolar das actividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.
This report seeks to document the lived experience teaching in Secondary School of Sacavém, as part of supervised teaching practice regulated by decree No. 1189/2010, and Order No. 6262/2011. As this component part of the qualification stage for the degree of Master, I tried to put into practice, a project that could offer to school and to students teaching innovation. So with this objective, we developed a work involving the application of mobile technologies (mobile phones) in an educational context, by exploiting the technologies of GPS equipment in these gifts, consisting of a georeferenced to visit the school premises. This project's idea, constructivist, is closely related to the type of teacher that I propose to be throughout my teaching career and about which the reflection is made in this report. The teacher mediator, who is alert, whether conducting the activities, either on how students are learning, if they are learning, if they are facing their difficulties, posing them questions that guide to response related to those difficulties.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4112
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039508_tm.pdf5,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.