Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4112

Título: Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
Autor: Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
Orientador: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Ensino da informática
Inovação pedagógica
Telemóveis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente relatório procura documentar a experiência pedagógica vivida na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da prática de ensino supervisionada regulamentada através da portaria nº 1189/2010, e do Despacho n.º 6262/2011. Sendo esta componente de estágio parte integrante da qualificação para obtenção do grau de Mestre, tentei levar à prática um projecto que pudesse oferecer à escola e aos alunos alguma inovação pedagógica. Assim, com este objectivo, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a aplicação de tecnologias móveis (telemóveis) em contexto educativo, através da exploração das tecnologias de GPS presentes nesses equipamentos, consistindo numa visita georreferenciada às instalações da escola. A ideia deste projecto, de natureza construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professor que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente relatório. O professor que me proponho ser apresenta-se como um mediador, que está atento, quer ao desenrolar das actividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.
This report seeks to document the lived experience teaching in Secondary School of Sacavém, as part of supervised teaching practice regulated by decree No. 1189/2010, and Order No. 6262/2011. As this component part of the qualification stage for the degree of Master, I tried to put into practice, a project that could offer to school and to students teaching innovation. So with this objective, we developed a work involving the application of mobile technologies (mobile phones) in an educational context, by exploiting the technologies of GPS equipment in these gifts, consisting of a georeferenced to visit the school premises. This project's idea, constructivist, is closely related to the type of teacher that I propose to be throughout my teaching career and about which the reflection is made in this report. The teacher mediator, who is alert, whether conducting the activities, either on how students are learning, if they are learning, if they are facing their difficulties, posing them questions that guide to response related to those difficulties.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4112
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039508_tm.pdf5,42 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE