Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4114

Título: Educar para os valores
Autor: Gomes, Ana Cristina Ramos
Orientador: Santos, Leonel Ribeiro dos, 1947-
Palavras-chave: Ensino da filosofia - Portugal
Valores (Filosofia)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia. O estágio decorreu na Escola E.B.2,3/ S. Dr. Azevedo Neves, tendo início no ano lectivo de 2008, terminando em 2010. O estágio decorreu sob a orientação da Professora Cooperante Teresa Ximenez. Foram leccionadas aulas tanto ao 10º como ao 11º ano de escolaridade, com uma maior incidência na turma 11.1. O Relatório da prática de ensino supervisionada compreende: uma introdução; um primeiro capítulo destinado ao enquadramento da unidade no currículo escolar, tendo por base, os conhecimentos de referência, bem como, o contexto mais geral da sociedade actual; um segundo capítulo debruçando-se sobre a descrição das características essenciais dos alunos da turma e do seu envolvimento escolar; a análise da aplicação de um teste de diagnóstico que permitiu uma maior consolidação da descrição dos alunos; uma realização de considerações sobre os principais temas abordados no teste diagnóstico. O terceiro capítulo destina-se à descrição sumária das aulas realizadas. A quarta parte destina-se à análise das entrevistas realizadas aos encarregados de educação. A reflexão final ocupará o capítulo V; e por fim, uma última parte destinada a conclusões finais e eventuais implicações que devam ser tidas em consideração. Teremos ainda em conta, os anexos envolvidos no trabalho escolar. Por último, as referências bibliográficas. Procurámos ao longo deste relatório fundamentar as razões que estão na base da exclusão social, bem como, do insucesso escolar. A fundamentação filosófica foi fundamental, para a concretização do nosso objectivo ao defendermos a tese da importância da educação para os valores.
The present report was written under the scope of a master degree in philosophy teaching. The training process took place in the basic and secondary School Dr. Azevedo, grades 5 to 12, starting in the academic year of 2008, and finishing in the year of 2010. The entire training process was performed under the directorate of the collaborator teacher Teresa Ximenez. Several lessons were taught to both 10º and 11º grades, particularly to the school class 11.1. The supervised teaching traineeship report comprises: an introduction section; a first chapter containing guidelines of the unity in the academic year, based on reference knowledge, as well as, the broader context of our current society; a second chapter describing essential characters of the students enrolled in the classes and their school involvement; an analysis of the application of a diagnosis test which allowed to build a more solid description of the students; a realization of considerations about the main issues addressed in the diagnosis test. The third chapter presents a brief discussion about the lessons taught. The fourth part of the current report, addresses the analysis of the interviews carried individually with a number of parents. Final thoughts take place in the fifth chapter; and thus, an ultimate part is meant to final conclusions and occasional implications to be brought. We will be also considering those annexes engaged in the school assignments. At the end, remain the bibliographic references. In the present report we intended to fundament those reasons that underpin social exclusion, as well as, the phenomenon of school failure. A philosophical grounding was fundamental to achieve our goals while standing for the argument of educating for moral values.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4114
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039510_tm.pdf5,46 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE