Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4115
Title: Uso de wikis na unidade "Das fontes de energia ao utilizador" : um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade
Authors: Monteiro, Ana Cristina Rijo Simões
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Keywords: Wikis
Literacia científica
Didáctica das ciências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Neste estudo pretendeu-se conhecer o que pensam os alunos do 10º ano de escolaridade sobre a utilização de wikis durante a leccionação da unidade “Das Fontes de Energia ao Utilizador”. Além disto, pretendeu-se identificar que potencialidades atribuem os alunos ao uso de wikis, verificar que competências desenvolvem os alunos quando são usadas wikis na sala de aula e conhecer que dificuldades revelam os alunos quando se usam wikis na sala de aula. Para serem atingidas estas finalidades foi utilizada uma metodologia qualitativa. Participaram no estudo 28 alunos de uma escola no concelho de Setúbal. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: registos áudio, entrevistas de grupo focado e documentos escritos. Na análise de dados estes foram codificados e categorizados, procedendo-se a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que a utilização do wiki tem potencialidades nas utilizações diversificadas da ferramenta, na colaboração entre colegas, no trabalho a distância e nos baixos custos associados. Os alunos desenvolveram competências de comunicação, de conhecimento substantivo, atitudinais e digitais. No entanto, os alunos revelaram dificuldades digitais associadas ao local de publicação dos trabalhos e à iniciação ao wiki.
This study was intended to know what pupils of the 10th grade think about the use of wikis on their classes on the unit “Das Fontes de Energia ao Utilizador”. Besides that, the study was intended to identify what potentialities do pupils give to the use of wiki, to understand what competences do pupils develop when wikis are used in the classroom and to understand what difficulties do pupils have when wikis are used in the classroom. A qualitative research methodology was used on this study. Participated in this study twenty-eight pupils belonging to a school located in Setubal. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. Data analysis consisted on coding and categorizing data. The results show that wikis have many potentialities such as to allow pupils to use different functions and to collaborate with their peers; to improve their e-learning skills; and the wikis have low cost associated. Furthermore, the pupils developed communication, knowledge, attitude and digital competences. However, pupils felt digital difficulties related with the spot for publication of their work and the initiation to wiki.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4115
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulfpie039506_tm.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.