Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4123

Title: Resolução de problemas no tema lugares geométricos : o papel dos recursos na actividade matemática dos alunos
Authors: Esteves, Andreia Sofia Afonso
Advisor: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Nápoles, Susana Metelo de, 1949-
Keywords: Ensino da geometria
Ensino da matemática
Ensino básico (3º Ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Neste relatório apresenta-se um estudo desenvolvido no âmbito da leccionação da unidade Lugares Geométricos, na turma A do 8.º ano da Escola Básica 2, 3 Maria Alberta Menéres. O objecto deste estudo é a resolução de problemas contextualizados na realidade, relativos à unidade referida, centrando-se na compreensão do papel dos recursos na actividade matemática dos alunos. Com este intuito, procurei responder a três questões: Em que medida os alunos mobilizam conceitos e propriedades matemáticos relativos ao tema, na resolução de problemas contextualizados na realidade? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução de problemas relativos ao tema abordado? Quais as potencialidades dos recursos disponíveis na resolução de problemas, em particular, para a escolha da estratégia de resolução pelos alunos? Os resultados apresentados baseiam-se na análise dos dados obtidos utilizando três métodos: observação com registo áudio, aplicação de um questionário e recolha documental. Esta análise permitiu-me concluir que: as noções de mediatriz de um segmento de recta, circunferência e intersecção de lugares geométricos são reconhecidas e utilizadas adequadamente pelos alunos num grande número de situações; o aspecto mais crítico das dificuldades dos alunos na resolução de problemas é a interpretação, afectando, nomeadamente, a mobilização dos conceitos adequados; e que os recursos utilizados condicionaram a selecção das estratégias de resolução, que parecem ser estimuladas pela utilização de software de Geometria dinâmica.
This report presents a developed study on the teaching of the theme Lugares Geométricos, in the 8.th grade, class A, of the Escola Básica 2, 3 Maria Alberta Menéres. The purpose of this study is the world context problem solving on that theme, with focus on understanding the role of resources in students' mathematical activity. With this aim, I tried to answer three questions: To what extent students mobilize mathematical concepts and properties related to the topic, in the world context problem solving? What are the main difficulties presented by the students in solving problems related to the topic discussed? What are the potential of the resources available in problem solving, particularly, for the students’ choice of resolution strategy? The results presented are based on analysis of data obtained using three methods: observation with audio recording, administering a questionnaire and documental collection. This analysis led me to conclude that: the notions of bisector of a line segment, circle and intersection of loci are recognized and used appropriately by students in many situations; the most critical aspect of students' difficulties in solving problems is the interpretation, affecting in particular the mobilization of adequate concepts; and that the used resources conditioned the selection of resolution strategies, which seem to be stimulated by the use of dynamic Geometry software.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4123
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039500_tm.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE