Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4124

Título: A competência sociocultural no ensino de espanhol língua estrangeira a alunos portugueses (nível A1)
Autor: Sousa, Teresa Cristina Pereira Eloi de
Orientador: Léon Acosta, J.
Palavras-chave: Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas estrangeiras
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: La competencia sociocultural es parte integrante e indisociable de enseñanza y aprendizaje de cualquier lengua extranjera. Todos los elementos de referencia, ya sea para la enseñanza de lenguas en general, como es el caso del Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación (MCER), o para la enseñanza del español en particular, así lo especifican. Cuando se habla de competencia sociocultural, se habla de la activación de un conjunto de saberes que permiten hacer un uso eficaz y adecuado de la lengua en los actos comunicativos en los que el hablante participa. Son los símbolos, las creencias, los modos de clasificación, el conocimiento de las tradiciones, los presupuestos, las actuaciones y el lenguaje no verbal que, a través de un tejido de relaciones, se expresan en las interacciones comunicativas entre los individuos que hablan español. Se trata, pues, de una cultura que va desde los hitos históricos y culturales hasta los detalles más cotidianos compartidos por los hablantes de la variedad de español que se ha tomado como punto de referencia, esto es, el español de España. En este informe o memoria nos centramos especialmente en este último grupo, estableciendo los respectivos puntos de encuentro y de contraste con la cultura portuguesa de los alumnos portugueses con los que he trabajado en estos dos últimos semestres con un grupo de Español (LE II, nivel A1) en la escuela de enseñanza básica y secundaria Josefa de Óbidos (Lisboa) y en los seminarios de Iniciação à Prática Profissional III y IV, dentro del programa de la Maestría en Enseñanza que ofrece la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa.
A competência sociocultural é parte integrante e indissociável do ensino e aprendizagem de qualquer língua estrangeira. Todos os elementos de referência, tanto para o ensino de línguas estrangeiras em geral, como é o caso do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QECR), como para o ensino de Espanhol em particular, assim o especificam. Quando se fala de competência sociocultural, fala-se da activação de um conjunto de conhecimentos que permite utilizar a língua de modo eficaz e adequado nos actos comunicativos em que o falante participa. São os símbolos, as crenças, os modos de classificação, o conhecimento das tradições, os pressupostos, as actuações e a linguagem não verbal que, através de uma rede de relações, se expressam nas interacções comunicativas entre os indivíduos que falam espanhol. Em suma, trata-se da cultura que vai desde os marcos históricos e culturais até aos pormenores mais quotidianos compartilhados pelos falantes da variedade de espanhol tomada como ponto de referência, ou seja, o espanhol de Espanha. Neste relatório centramo-nos especialmente nesta variedade, estabelecendo os respectivos pontos de encontro e de contraste com a cultura portuguesa do grupo de alunos portugueses de Espanhol (LE II, nível A1) com os quais trabalhei nestes dois últimos semestres na Escola Josefa de Óbidos, em Lisboa, e nos seminários de Iniciação à Prática Profissional III e IV, dentro do programa de Mestrado em ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4124
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039504_tm.pdf34,21 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia