Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4148

Título: Intervenção no espaço sala de aula : uma aprendizagem criativa através do auto-retrato
Autor: Simões, Maria Ana Ávila
Orientador: Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Fróis, Virgínia, 1954-
Palavras-chave: Ensino do desenho
Estratégias de aprendizagem
Auto-retrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este relatório tem como objectivo descrever e analisar criticamente a Iniciação à Prática Profissional IV da disciplina de educação visual desenvolvida na Escola Secundária Marquês de Pombal durante sete meses e no âmbito da Prática de Ensino supervisionada. Após uma breve fundamentação teórica, descrição da instituição de acolhimento e dos alunos que a frequentam, desenvolve-se uma análise mais alargada das estratégias e do projecto desenvolvido na sala de aula, bem como uma reflexão crítica das escolhas adoptadas. A temática da utilização de uma aprendizagem criativa através do auto-retrato como factor de motivação para a aprendizagem de educação visual originou um pequeno estudo que tem por objectivo, através da descrição de algumas das experiências vivenciadas, demonstrar a valiosa utilidade desta ferramenta no ensino - aprendizagem de educação visual.
This report aims to describe and critically examine the initiation of professional practice of visual education teaching, developed in Marquês de Pombal High School during seven months and under supervised Teaching Practice. After a brief theoretical background, a description of the host institution, and of the students who attended the class, the report develops an encompassing analysis of the project and strategies developed in the classroom as well as a critical reflection of the decisions adopted. The main subject was the use of creative learning through self-portrait as a promoter of motivation for learning visual education. This approach generated a study that aims, through the experiences description, the demonstration of this valuable tool in the teaching and learning of visual education.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4148
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039515_tm.pdf126,24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE