Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4149

Title: A importância da dimensão intercultural na aprendizagem do inglês LE
Authors: Macedo, Mariana Rodrigues East
Advisor: Gouveia, Carlos, 1962-
Keywords: Ensino da língua inglesa
Interculturalidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O presente Relatório visa dar conta do processo associado à Prática de Ensino Supervisionada e demonstrar que a abordagem intercultural desempenha um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem do Inglês LE. Tendo como ponto de partida o pressuposto de que, para se poder comunicar eficazmente em Inglês, é necessário, não só adquirir um conhecimento sólido do funcionamento da língua, mas também desenvolver uma consciência intercultural, procurei, no decorrer da minha Prática de Ensino Supervisionada, utilizar estratégias, metodologias e recursos que propiciassem a aquisição de conhecimentos sobre a cultura-alvo e estimulassem os alunos a proceder a uma análise contrastiva entre a sua própria cultura e a cultura dos países de expressão inglesa, designadamente Reino Unido e Estados Unidos da América. O interesse manifestado pelos alunos relativamente à temática das unidades didácticas Eating Habits e Christmas in English speaking countries: U.K. and U.S.A., assim como o empenhamento que colocaram na execução das diversas actividades que lhes foram propostas no decorrer da minha prática lectiva, permitem-me concluir que a leccionação de conteúdos de índole cultural pode, por um lado, constituir um factor de motivação e, por outro, contribuir para desenvolver nos aprendentes atitudes de abertura, tolerância e respeito pelo outro.
The present Teaching Practice Report aims at accounting for the teaching practice process and at showing that the intercultural approach plays an important role in the process of teaching and learning English as a foreign language. Anchored on the assumption that in order to communicate effectively in English one needs, not only to acquire a sound knowledge of the language, but also to develop an intercultural awareness, I used strategies, methodology and resources so as to provide information about the target culture and lead the students to acknowledge the differences between their own culture and the culture of English speaking countries, namely U.K. and U.S.A.. The interest shown by students during my teaching practice as far as the topics Eating Habits and Christmas in English speaking countries: U.K. and U.S.A. are concerned, as well as the commitment in carrying out the different classroom activities, allow me to conclude that incorporating intercultural awareness in language teaching may, on the one hand, increase the learners’ motivation and, on the other hand, promote attitudes of openness, tolerance and respect towards the other.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4149
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039514_tm.pdf6.53 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE