Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4151

Título: O papel da motivação na construção da aprendizagem
Autor: Figueiredo, Liliana
Orientador: Sieberg, Bernd, 1952-
Palavras-chave: Motivação para a aprendizagem
Motivação intrínseca
Ensino de línguas estrangeiras
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente relatório científico assenta na importância da «motivação» como factor essencial para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Quando motivados intrínseca e/ou extrinsecamente, esta aprendizagem revela-se enriquecedora e com sentido. Os motivos para aprender uma língua estrangeira podem residir no gosto genuíno que se sente pela mesma e pela possibilidade em comunicar nessa língua: motivação intrínseca e integrativa. As razões para a sua aprendizagem podem igualmente prender-se com a utilidade que a mesma demonstra ter, como oportunidade para a obtenção de melhores resultados académicos e profissionais: motivação extrínseca e instrumental. O professor tem como função principal guiar e orientar os alunos na concretização de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para elevar a sua motivação. A planificação deve incluir uma diversidade de materiais que contemplem os diferentes tipos de aprendentes, de modo a que desenvolvam as suas capacidades e competências. Os métodos de ensino devem integrar actividades que fomentem a participação activa dos aprendentes, tendo em conta as suas vivências e expectativas, bem como interesses e motivação.
This scientific report is based primarily on the importance of motivation as an essential factor in second language learning. Motivation, both intrinsic and extrinsic, is an enriching learning facilitator. The motives which belie second language learning may be due to a genuine liking of the language in focus and the desire to be able to communicate in the same: integrative and intrinsic motivation. The reasons for learning this language may be of a functional nature. It may be a useful language for obtaining better academic and professional results: extrinsic and instrumental motivation. The teacher‟s primary role is that of guide inasmuch as he/she places the student in the central learning position thereby contributing to their motivation. Lesson plans should include a diversity of materials which take into consideration different types of learners so that they may develop their capacities and competences. Teaching methods should integrate activities which stimulate learners‟ active participation bearing in mind their lives and expectations as well as their interests and motivation.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Germanísticos, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4151
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039516_tm.pdf5,16 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia