Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4151
Título: O papel da motivação na construção da aprendizagem
Autor: Figueiredo, Liliana
Orientador: Sieberg, Bernd, 1952-
Palavras-chave: Motivação para a aprendizagem
Motivação intrínseca
Ensino de línguas estrangeiras
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente relatório científico assenta na importância da «motivação» como factor essencial para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Quando motivados intrínseca e/ou extrinsecamente, esta aprendizagem revela-se enriquecedora e com sentido. Os motivos para aprender uma língua estrangeira podem residir no gosto genuíno que se sente pela mesma e pela possibilidade em comunicar nessa língua: motivação intrínseca e integrativa. As razões para a sua aprendizagem podem igualmente prender-se com a utilidade que a mesma demonstra ter, como oportunidade para a obtenção de melhores resultados académicos e profissionais: motivação extrínseca e instrumental. O professor tem como função principal guiar e orientar os alunos na concretização de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para elevar a sua motivação. A planificação deve incluir uma diversidade de materiais que contemplem os diferentes tipos de aprendentes, de modo a que desenvolvam as suas capacidades e competências. Os métodos de ensino devem integrar actividades que fomentem a participação activa dos aprendentes, tendo em conta as suas vivências e expectativas, bem como interesses e motivação.
This scientific report is based primarily on the importance of motivation as an essential factor in second language learning. Motivation, both intrinsic and extrinsic, is an enriching learning facilitator. The motives which belie second language learning may be due to a genuine liking of the language in focus and the desire to be able to communicate in the same: integrative and intrinsic motivation. The reasons for learning this language may be of a functional nature. It may be a useful language for obtaining better academic and professional results: extrinsic and instrumental motivation. The teacher‟s primary role is that of guide inasmuch as he/she places the student in the central learning position thereby contributing to their motivation. Lesson plans should include a diversity of materials which take into consideration different types of learners so that they may develop their capacities and competences. Teaching methods should integrate activities which stimulate learners‟ active participation bearing in mind their lives and expectations as well as their interests and motivation.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Germanísticos, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4151
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039516_tm.pdf5,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.