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Title: Prolixidade do funcionamento de máscara ou do efeito-máscara
Authors: Melo, Carlos de Gouveia e, 1950-
Advisor: Brilhante, Maria João, 1956-
Keywords: Máscaras
Antropologia
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: A tese Prolixidade do funcionamento de máscara ou do efeito-máscara tem por objectivo demonstrar que há no universo muitos objectos que funcionam como máscaras, isto é, produzem os mesmos efeitos que um comum artefacto máscara sem, no entanto, se lhe assemelharem. A obra organiza-se do seguinte modo: depois de, num primeiro capítulo, se fazer uma breve recapitulação dos assuntos commumente associados ao estudo da máscara, analisa-se o funcionamento de alguns artefactos máscaras, a fim de definir em que consiste o funcionamento de uma máscara ou efeito-máscara. Da posse da definição do objecto máscara, no terceiro capítulo procuram-se funcionamentos de máscara em domínios e objectos tão diferentes de um artefacto máscara como o camaleão, uma célula eucarionte, o mecanismo da tradução, ou uma corda de percussão, entre outros. Comprovados efeitos de máscara nestes domínios, a tese propõe uma definição de máscara, e respectiva classificação, mais consentâneas com o seu novo campo. A análise da corda de percussão terá fornecido entretanto um modelo de medição de máscaras, - o “pro” (do grego “prosoton”, máscara) - assim como os conceitos de “si” da máscara e “campo da máscara”. O quarto capítulo debruça-se sobre a sociedade humana indagando, segundo a classificação anteriormente proposta, que tipo de máscara as diversas sociedades humanas incentivam. No quinto capítulo relaciona-se máscara e identidade e, sob o ângulo da utopia, idealizam-se modelos subjectivos e sociais que privilegiam a vivacidade da máscara. Na sexta parte a tese avalia a máscara no teatro, definindo-se então o teatro como “efeito de uma máscara colectiva”. Antes de findar com uma conclusão geral, a tese reflecte ainda, na sua sétima e e última parte, sobre o significado da multiplicidade dos efeitos de máscara que, ao longo da sua exposição, assinala.
The purpose of the thesis Profuseness of the function of masks or the effect of masks is to demonstrate that there are many objects in the universe that function as masks, i.e. produce the same effects as a common mask although without in fact being a mask. The work is organised as follows: after in a first chapter, one does a summary of topics mostly commonly related to mask study, we analyse the function of several masks in order to define what constitutes the function or “effect of the mask”. Having obtained the definition of the object mask, in the third chapter we endeavour to find functions of masks in domains and objects as diverse from a mask as a chameleon, a eukaryotic cell, the translation mechanism, or a percussion chord among others. Having determined the effects of masks in these domains the thesis proposes a definition of the mask and a respective classification that is more in line with its new field. The analysis of the percussion chord will have provided a model to measure masks, - the “pro” (from the Greek “prosoton”, mask) – as well as the concepts “si” of the mask and “field of the mask”. The fourth chapter looks at human society to ascertain, in accordance with the earlier proposed classification, which type of masks the various human societies encourage. In the fifth chapter the mask is related to identity and from the point of view of utopia subjective and social models are idealised that privilege the vivacity of masks. The sixth part of the thesis evaluates masks and the theatre while theatre is defined as “the effect of a collective mask”. Before terminating with a general conclusion the thesis in its seventh and final part reflects on the significance of the multiplicity of effects that were found regarding masks.
Description: Tese de doutoramento, Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4166
Appears in Collections:FL - Teses de Doutoramento

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