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Título: Dimensão do efeito musical em crianças normo-ouvintes em estado de luto
Autor: Aquino, Marcella Pereira Barbosa de, 1983-
Orientador: Aguiar, António, 1950-
Gonçalves, Suy-Mey Carvalho de Mendonça
Palavras-chave: Neurociências
Criança institucionalizada
Luto
Música
Desenvolvimento infantil
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2010
Resumo: A criança institucionalizada, em presença da desconstrução dos seus referenciais familiares primários, pode nos revelar descobertas sobre luto por desamparo adquirido e a dimensão musical neste contexto com referenciais neurocientíficos. Objetiva-se, neste trabalho, verificar a dimensão do efeito musical em crianças normo-ouvintes em luto por desamparo adquirido, através dos objetivos específicos: averiguar o efeito das vibrações sonoras no processo neurofisiológico e neurocognitivo; investigar a dimensão desse efeito através do EEG; comparar diferenças significativas neurofisiológicas e neurocognitivas, de acordo com sexo, faixa etária e tipo de luto (abandono). O experimento foi realizado na cidade de João Pessoa - Brasil com 29 crianças sem conhecimento musical formal; ambos os sexos, independente do nível social, cultural ou financeiro, com idades entre 06 e 11 anos, abrigadas em institutos de apoio ao menor por abandono dos pais ou responsáveis. A pesquisa consiste na divisão amostral em dois grupos escutando a mesma história verídica, porém um com estímulo musical de fundo e o outro não. Utiliza-se como instrumento de coleta de dados o CDI, o questionário infanto-juvenil e o EEG. Os resultados foram: a) Decréscimo da amplitude média do grupo experimental, do tempo em vigília para audio-estímulo, em comparação ao grupo controle; b) Em ambos os grupos ocorre maior intensidade emocional feminina em comparação a masculina; c) Nos meninos as representações emocionais e mentais foram positivas, enquanto nas mulheres foram negativas em resposta ao estímulo musical; d) Intensificação dos sentimentos na presença musical; e) Enquanto os meninos vivenciam a aproximação emocional no luto por desamparo adquirido, as meninas tende a se isolar e a não enfrentar a situação, permanecendo mais tempo no luto. Conclui-se que a intensificação da emoção gerada em presença do estímulo musical é importante no entendimento dos mecanismos emocionais manifestos no luto por desamparo adquirido e do seu desenvolvimento psicossocial e neurocognitivo. The institutionalized child, in the presence of the deconstruction of primary family references, can reveal insights about grief by learned helplessness and musical dimension in this context with reference neuroscience. Objective, in this study, to investigate the dimension of the musical effect in normal-listeners children in grief for learned helplessness, through specific objectives: to explore the effect of sound vibrations in the process neurophysiological and neurocognitive; investigate the extent of this effect in grief by EEG, to compare neurophysiological and neurocognitive differences according to sex, age and type of grief (abandonment). The experiment was conducted in the city of Joao Pessoa, Paraiba, Brazil with 29 children without formal musical knowledge, both sexes, regardless of social, cultural or financial, aged between 06 and 11 years sheltered in Institutions of support to the minor for abandonment by parents or responsible. The research consists of the division of the sample in two distinct groups listening to same true story but one with a musical background stimulus and the other not. Used as an instrument to collect data, the CDI, the infant-juvenile questionnaire and the EEG. The main results were: a) Decrease of mean amplitude of the experimental group, the time to watch audio-stimulation, compared with the control group, b) In both groups there is greater emotional intensity in female compared to male c) In the boys emotional and mental representations were positive, while women were negative in response to musical stimulation, d) Intensification of feelings in musical presence, e) While the boys experience the emotional approach in the fight for learned helplessness, girls tend to isolate themselves and unable to cope the situation, staying longer in grief. It is concluded that the intensification of the emotion generated in the presence of the musical stimulus is important in understanding emotional manifest in mourning for learned helplessness and their neurocognitive and psychosocial development.
Descrição: Tese de mestrado, Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4168
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