Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Psicologia (FPCE - UOP) >
FPCE - UOP - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4190

Título: Estratégias de elaboração da ansiedade na Prova “Era uma vez...”: Contributos para a diferenciação de crianças com funcionamentos psicológicos distintos
Autor: Pires, Rute
Fagulha, Teresa
Palavras-chave: Prova "Era uma vez..."
Estratégias de elaboração da ansiedade
Avaliação da personalidade
Issue Date: Sep-2004
Resumo: Quatro estratégias de elaboração da ansiedade, identificadas nas respostas sequências de cenas à Prova “Era uma vez...”, foram utilizadas para descrever o movimento interno de elaboração das emoções nas respostas de duas crianças de 10 anos, com e sem perturbação emocional identificada. A estratégia Negação traduz um movimento interno que impede o reconhecimento dos aspectos perturbadores da situação, defendendo o Ego da experiência de ansiedade. As restantes estratégias caracterizam-se pela possibilidade de reconhecimento da ansiedade. Na Estratégia Adaptativa Operacional e na Estratégia com Equilibração Emocional, a situação ansiogénea é resolvida, respectivamente, através do recurso à acção e da utilização criativa da fantasia. A Impossibilidade traduz o insucesso na elaboração adaptativa da ansiedade. Estudos prévios sobre a comparação entre as estratégias de elaboração da ansiedade utilizadas por crianças com diferentes capacidades de adaptação psicológica, sugerem um aumento da utilização da Negação e da Impossibilidade com a idade, nas crianças com perturbação emocional (Pires & Fagulha, 2003/2004). Através da apresentação de algumas respostas à Prova “Era uma vez...”, ilustram-se as diferentes possibilidades de elaboração da experiência ansiosa das duas crianças mencionadas, reconhecendo-se a utilidade clínica das estratégias identificadas na diferenciação de crianças com funcionamentos psicológicos distintos.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4190
Appears in Collections:FPCE - UOP - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
comunicação 23-09-04.pdf412,61 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia